postheadericon Vitória sobre as crises!

Constantemente ouvimos falar sobre crise, seja ela financeira, existencial, de saúde, política, etc...

As crises constantemente invadem nossas vidas, muitas vezes trazendo consequencias que poderão durar pelo resto de nossos dias. É certo no entanto, que ninguém quer padecer diante de uma crise, que ninguém quer ficar prostrado diante das lutas e sofrimentos da vida, mas o que fazer? Como enfrentar uma crise e sair vitórioso (a) após sua passagem?

Há na história bíblica o relato de um homem chamado Jairo (Marcos 5. 21-24; 35-43), alto chefe religioso, homem de posses, bem relacionado, mas que estava enfrentando um momento de crise. Jairo estava vendo sua filha nas “últimas”, morrendo sem poder fazer nada, uma situação que certamente colocaria em desespero o mais tranquilo dos seres humanos, uma hora aguda que precisava de uma solução. Se você ler o texto, vai ver que o desfecho é vitorioso, que Jairo viu sua crise ser resolvida milagrosamente, algo que todos nós desejamos. Mas o que Jairo fez para encontrar sua vitória? Quais atitudes ele teve? Quais passos foram dados para encontrar essa vitória?

O primeiro passo que Jairo deu rumo a vitória sobre a crise foi: PROCURAR A JESUS! Diante da crise, o primeiro passo realmente deve ser este, pois não há outra pessoas, não há outra força, não outra cresça que possa solucionar a sua crise a não ser Jesus Cristo.

Existem pessoas procurando solução nos lugares errados, tentando solucionar suas crises em lugares que agravam mais o problema. Como exemplo, cito casais que tentam solucionar crises em seus relacionamentos com praticas contrárias a vontade de Deus, procurando consolo em braços alheios. Ou pessoas que ao invés de procurarem conforto em Jesus, buscam alienação nas drogas, há ainda, aqueles que acham que o conforto e a segurança trazida pelo dinheiro serão o suficiente para aplacar suas crises. Não adianta, só Jesus Cristo tem a solução para nossas crises.

Porém eu tenho que lhe avisar sinceramente, que mesmo procurando a Jesus, as coisa as vezes aparentemente prioram, daí vem o segundo passo que necessário para vencer as crieses: MANTER A FÉ EM JESUS, MESMO QUE AS COISAS PIOREM! Tenho que ser sincero com você: as vezes buscamos a Jesus, mas as coisa pioram, e isso sem uma explicação plausível, foi o que aconteceu com Jairo. A história conta que quando Jairo e Jesus estavam a caminho de sua casa, Jesus teve de parar para atender um outro caso, o de uma mulher que sofria há doze anos de uma hemorragia gravíssima, essa mulher havia gasto todo os seus bens atrás de médicos, estava desenganada pelos especialistas, e a sua única esperança era Jesus, e ao tocar as veste de Jesus, essa mulher encontrou solução para o seu problema. Este episodio tomou um tempo precioso de Jesus e consequentemente de Jairo, foi quando de repente os servos de Jairo chegam com a triste notícia: “A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?” (v. 35). Diante de uma noticia destas, duas reações seriam esperadas: desanimo, com o sentimento de que tudo estava acabado, e revolta, por Jesus ter demorado tanto com aquela mulher. Mas ao ver o que estava acontecendo, Jesus anima o coração de Jairo, e o coloca em pé novamente dizendo: “Não temas, crê somente”. (v. 36). Quero reafirmar essa verdade neste momento para você, que talvez esteja passando por um momento de crise: “Não temas, crê somente”.

Foi neste momento que Jairo entendeu qual deveria ser o terceiro passo a ser dado para a solução de sua crise: CONFIAR EM JESUS E DEIXAR QUE ELE AJA! Esta aqui um segredo importantíssimos para resolver momentos de crise: deixar Jesus agir nas horas difíceis de nossas vidas. Foi essa a atitude de Jairo, em nenhum momento ele se opôs a ação de Jesus, mesmo quando essa contrariava a lógica (v. 39), é essa a atitude correta que precisamos ter, confiar em Jesus e nas suas ações, pois como afirma o texto de Gálatas 2. 20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Então, deixemos o Senhor agir em nós, sem questionamentos, sem rebeldias, mas com fé, na certeza de que o melhor de Deus está sendo feito em nossas vidas pelo Senhor Jesus Cristo. Confiança em Jesus é crer no que diz o Salmo 127. 1 e 2: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem”.

Lutas sempre virão, crises sempre aparecerão, mas diante delas PROCURE A JESUS; CONFIE NELE MESMO QUE AS COISAS PIOREM; TENHA FÉ E DEIXE ELE AGIR.

Em amor,

No Senhor.

rev. José Ricardo Capelari.

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122