postheadericon Metas espirituais a serem alcançadas em 2012!





PROPOSIÇÃO: Crescer na fé, aumentar a esperança, e fazer prevalecer o amor!
TEXTO: I Coríntios 13. amor
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

A carta que o Apóstolo Paulo escreve a Igreja de Corinto, em todo o seu conteúdo, tem o objetivo de corrigir o comportamento dos participantes daquela igreja, de forma que eles pudessem ter um viver santo e uma conduta irrepreensível. Essa preocupação do Apóstolo, o leva a tratar de vários temas, a mexer em várias áreas, sensibilizando os coríntios a alcançar um novo padrão de vida. Essa igreja era uma comunidade cheia de dons, mas imatura no seu cristianismo, sendo que a falha mais grave se percebia na falta do entendimento e da prática do verdadeiro amor. Como pano de fundo para o nosso texto base, temos os seguintes problemas: relatos de divisão dentro da igreja; uma carta recebida por Paulo dos crentes desta igreja, pedindo orientação sobre uma variedade de questões. Para corrigir isso, o Apóstolo Paulo discorre da forma mais clara e objetiva sobre o amor, produzindo um dos textos mais belos da Palavra de Deus, I Coríntios 13. Para fechar essas orientações, Paulo estimula os crentes a permanecerem na prática de três virtudes – a fé; a esperança e o amor, as quais contratariam e aplacariam os problemas anteriores, sendo uma meta a ser alcançada pelos crentes de corinto. Estas metas, são nossa inspiração para este ano que se inicia, servindo como alvo a ser alcançado e praticado para o nosso crescimento espiritual, e também, como forma de abençoar aos que estão ao nosso redor.
Como meta espiritual em 2012, eu preciso:
1º) CRESCER EM FÉ.
A fé é ferramenta fundamental para progredirmos. Se tivermos pretensão de crescer espiritualmente, precisamos crescer na fé. Se quisermos ver os feitos miraculosos de Deus em nossa vida, precisamos manifestar fé. Se quisermos agradar a Deus, só podemos mediante a fé (Hb. 11.6). Se almejamos um ano abençoado, tranquilo e com boas perspectivas para nossas vidas, precisamos acreditar em Cristo, tendo fé que Ele irá nos impulsionar a um novo patamar em nossas vidas. Então a fé é mola propulsora, é elemento fundamental, é condição básica para as melhorias que tanto almejamos. A fé é a certeza do que ainda não é, mas será. E o que ainda não aconteceu se realizará, segundo o propósito de Deus na minha vida, mediante a fé. Mas há dois sérios perigos a nossa frente, diante dos que almejam vencer, dos que querem algo novo para a suas vidas. Dois inimigos se levantam perigosamente: um, é a perigosa onda de misticismo que permeia nossa sociedade, o outro é a grande apostasia dos nossos tempos. Veja bem, de um lado têm-se uma fé baseada no que é falso. Do outro lado, existe a total falta de fé, a ausência do crer, o ceticismo perigoso e envolvente dos nossos dias. Estes dois inimigos são perigosos aos que querem um crescimento sadio em sua fé cristã, principalmente pelo fato destes elementos estarem se infiltrando na Igreja de Cristo. Por isso, desvie seus pés das fábulas destes dias, assuma a postura bereana (At. 17. 11), combata todo o tipo de crendice popular, vá a Bíblia para o seu profundo aprendizado. Desvie-se também de toda a falta de fé. Questionar é válido, duvidar de tudo é perigoso, ainda mais quando a Bíblia lhe mostra o caminho claro a seguir. Respeitando esses limites, progrida, clamando que o SENHOR aumente a sua fé (Lc. 17. 5), assim você poderá vislumbrar um ano diferente, e desfrutar de bênçãos espirituais sem fim na sua vida.
Como meta espiritual em 2012, eu preciso:
2º) AUMENTAR MINHA ESPERANÇA.

Se a fé é primordial, a esperança anda junto a ela de braços dados. Esta esperança da qual falamos aqui se traduz por expectativa, anseio, desejo de que algo bom se concretize, como por exemplo, a esperança de um 2012 maravilhoso, vitorioso, glorioso na presença do SENHOR Jesus. Mas não podemos ter somente esperança de bons acontecimentos físicos, materiais, realizações presentes e perenes, temos de ter também a esperança de algo maior, espiritual, eterno para as nossas vidas. O mesmo Apóstolo Paulo escrevendo aos mesmos coríntios, na sua segunda carta, no capítulo 4, versos 16 ao 18 nos diz o seguinte: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. Ou seja, devemos ter a expectativa de algo que é maior, sublime, que se concretizará na eternidade, ou seja, estou falando da nossa salvação em Cristo Jesus. Neste ano que se inicia, precisamos nos preocupara mais com nossa salvação, dar mais atenção a nossa espiritualidade, renovar nossa esperança em nosso salvador. Ter essa esperança nos faz tirar o foco das coisas que na realidade não trazer realização verdadeira, que não preenchem o vazio de muitos corações. Buscar a esperança em Cristo é uma atitude sábia e produtiva para seu novo ano. Se você continuar buscando seu ancoradouro, sua segurança nas coisas deste mundo (dinheiro, bens, sexo, poder, entre outros), seu novo ano corre o risco de ser tão desastroso quanto o que terminou há pouco. Ou, pode estar levando uma vida antes destinada ao sucesso, para um derrocada sem precedentes. Então meu amigo, minha amiga, aumente sua esperança no SENHOR Jesus, deposite suas expectativas aos pés da cruz, e você verá seu coração se fortalecer, e sua alma ser curada, para lhe proporcionar uma ano novo de vida e alegria.
Como meta espiritual em 2012, eu preciso:
3º) FAZER PREVALECER O AMOR.

Atrelado à fé e a esperança no texto que lemos, temos o amor. Já te digo que não estamos falando do amor EROS, expressado entre um homem e uma mulher. Estamos falando aqui do amor AGAPE, que é o amor fraterno, que nos move a fazer o bem pelo próximo, como expressão de amor a Deus. É o reflexo que temos diante da ação amorosa de Cristo para conosco. E ao observarmos o nosso texto base, vemos que o amor sobressai, sobrepõe, aparece destacadamente em relação às outras duas qualidades das virtudes teologais, e isso acontece com um sentido muito bem claro neste texto. O amor não procura interesses pessoais, antes, busca o bem alheio, atitude muito presente em Jesus. O amor promove, faz crescer, torna feliz quem o recebe, e muito mais, quem o dá deliberadamente. O amor qualifica todas as atitudes, e da sentido as ações. Sem amor, não adianta fé, pois a crença se torna vazia. Sem amor, não existe esperança, pois as expectativas verdadeira se encerram quando não há amor. Ou seja, o amor é o telhado, a cobertura e também o suporte de todas as outas ações, e sem ele, nada deve ser feito, e tudo perde a razão. Para resumir, a excelência do amor é preferível não somente aos dons, senão às outras graças, a fé e a esperança. A fé se fica na revelação divina, e ali se assenta, confiando no Redentor Divino. A esperança se aferra à felicidade futura, e a espera, porém, no céu, a fé será absorvida pela realidade, e a esperança pela felicidade. Não há lugar para crer e ter esperança quando vemos e desfrutamos. Porém lá, o amor será aperfeiçoado. Lá amaremos perfeitamente a Deus. lá nos amaremos perfeitamente uns a outros. Bendito estado! Quanto supera ao melhor daqui embaixo! Deus é amor (1 João 4.8,16). Onde Deus se vê como é, e face a face, ali está o amor em sua maior elevação; somente ali será aperfeiçoado. Por isso, faça prevalecer o amor neste novo ano, busque praticá-lo sem moderação, deseje o bem ao próximo, promova esse amor nas pessoas, e você verá que seu ano será uma benção em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO:
Não adianta traçarmos metas para não cumpri-las, sendo assim, esmere-se em dar cada passo que aprendemos hoje, anote em um lugar visível cada meta traçada e tratada aqui, e acima de tudo, peça força ao Espírito Santo de Deus, para que você possa ter um revestimento de caráter para buscar ardentemente CRESCER NA FÉ, CRESCER NA ESPERANÇA E FAZER PREVALECER O VERDAEIRO AMOR de Deus para a sua vida e a vida dos que se achegam a ti.

Feliz Ano Novo.
Soli Deo Gloria.
Rev. José Ricardo Capelari

postheadericon Natal verdadeiro é Jesus!


TEXTO: Lc. 2. 1-20.

Chegamos ao natal, uma das épocas mais belas do ano, um clima diferente no ar, que nos encanta e nos enche o coração de alegria. Ultimamente, porém, tudo isso tem sido arquitetado pelo homem, que montam cenários, criam cheiros, inventam sabores, tudo para iludir aos homens, tão carentes de afeto e amizade nos dias de hoje. Na realidade, não temos celebrado o natal verdadeiro nestes tempos modernos!
Mas o que é então o natal verdadeiro? Isso para pessoas tão experientes como nós não necessitaria de ser relatado, pois todos sabem que natal é o nascimento de Jesus! Mas o que quero relatar neste momento, não é o histórico do nascimento do menino Deus, a manjedoura, os pastores e os demais fatos. Mas quero falar dos valores que andam esquecidos em nossos corações nos dias de hoje, e que deveriam estar, vivos por causa do nascimento do menino Deus! Neste natal, o que precisamos resgatar é a verdade que o nascimento do menino Deus nos revela. E é sobre isso que iremos falar agora, sobre a revelação do natal de Jesus.

E o natal de Jesus nos revela:

1º) A VERDADEIRA GLÓRIA DE DEUS (v. 9).
“E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor”.
Diante de tantas luzes, foguetórios, brilhos, cores, muitas vezes ficamos com os olhos ofuscados e não enxergamos o verdadeiro brilho do natal. O mundo na sua busca de glória própria, tenta colocar Jesus em segundo plano, mas a estrela do natal é Jesus e não o ser humano. Jesus Cristo é a revelação verdadeira da glória de Deus! Jesus é a mais perfeita e singular manifestação da grandeza de nosso Deus-Pai. Com certeza as luzes e os brilhos encantam, mas o que mais deve encher o seu coração de encanto, o que mais deve te deixar maravilhado é a glória revelada por Jesus, o Cristo. Quando olhamos para o nascimento do menino-Deus, olhamos para aquilo que é mais perfeito, para o que é mais justo e sincero! Essa é a vontade de Deus para o natal, revelar sua glória, sua grandeza, seu amor. Jesus é tudo isso, Jesus é a manifestação da glória de Deus! Jesus nasceu para isso, para ser o brilho em seu coração, para ser a luz em sua vida, para ser o encanto diário que conforta e anima seu viver.

O natal de Jesus nos revela:

2º) BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA (v. 10).
“O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago boas novas de grande alegria que o será para todo o povo
Natal é tempo de muitas festas, confraternizações, comidas fartas, família reunida, tudo o que muitos consideram a verdadeira alegria. Porém há muito tempo as pessoas têm ficado cada vez mais triste. O tempo do natal já não revela mais alegria ao mundo, para muitos já não trás mais o sorriso nos lábios. O texto nos fala que o anjo nos trouxe boas novas de grande alegria, e que isso seria para todo o povo. Jesus é essa revelação para nós, a revelação da verdadeira alegria, do verdadeiro sorriso, a revelação de tudo aquilo que vale a pena! Se o mundo todo soubesse dessa revelação, com certeza todos seriam mais felizes, todos teriam mais amor no coração, tudo teria muito mais sentido. As crianças deveriam aprender isso desde cedo, ao invés de serem bombardeadas com presentes dados pelo “papai noel” e com festas que mais servem para embebedar do que para alegrar. Natal é a alegria de ter Jesus em nossos corações, de termos a salvação verdadeira, a herança eterna. Jesus nasceu para isso, para ser o motivo da sua alegria, para ser o sorriso gostoso e sincero em seu coração. 

O natal de Jesus nos revela:

3º) O SALVADOR DESTE MUNDO (v 11).
“É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Natal é sinal de novos tempos, é o sinal da renovação da esperança que só Cristo pode nos dar, por ser ele o Salvador deste mundo. A palavra no diz: “Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”. (Jo. 4. 42). Este é Jesus para nós, e este deve ser Jesus para todos: o Salvador do mundo. Só em Cristo há salvação e o mundo todo precisa saber disto. Mas isso não é uma mera revelação, mas é sim uma verdade para ser seguida, contemplada, vivida. Jesus já ocupa essa posição em sua vida? Jesus é o seu Salvador, o salvador do seu mundo? Jesus é o salvador da sua família? Do seu emprego? Ou você pensava que Jesus era somente o salvador da igreja, ou só dentro da igreja no culto do domingo? Jesus é o salvador de nossa vida toda, de todos nossos atos, de todos nossos passos, de todos nossos olhares, sorrisos, de toda nossa vida!
Como seria maravilhoso se isso acontecesse, se as pessoas todas o aceitassem como o salvador, tanto na alegria quanto na dor! Jesus nasceu para isso, para ser o seu salvador, para transformar a sua vida, para ser o centro do seu coração! 

O natal de Jesus nos revela:

4º) QUE O CRISTO DEVE TER LUGAR EM NOSSAS VIDAS (v. 7).
“e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Depois de vermos tudo isso sobre Jesus, ver que Ele é o “brilho da glória de Deus”; a “verdadeira alegria”; o “Salvador deste mundo”, é de se admirar que Ele não tenha lugar em nossas vidas. Mas é o que muitas vezes acontece, muitos sabem de tudo isso, mas mesmo assim estão fechados para Jesus Cristo. Veja, isso já aconteceu outra vez, o texto nos diz que Jesus nasceu em um “estábulo” porque no hotel, na hospedaria, ou até mesmo em alguma casa ali dos arredores, não quiseram lhe dar lugar. Mesmo com o grande alvoroço e com o movimento diferente que estava pré-anunciando a chegada da pessoa mais importante ao mundo, ninguém quis lhe dar lugar, ele não encontrou lugar para nascer. E foi no lugar mais simples, no lugar menos preparado, onde não havia luxo, nem brilho, nem alegria, no meio de animais que Ele nasceu. Isso mostra algo revelador, pois são os corações mais tristes, mais necessitados, mais sem brilho, que precisam ter Jesus, de vê-lo nascer. Talvez você diga que este não é o seu caso, que seu coração é feliz e que você tem tudo do que necessita, e não lhe falta nada. Mas se é assim, porque constantemente você anda triste e sem brilho? Se é assim, porque só quando você bebe você é feliz? Porque você precisa ser notado pelos outros, usando roupas novas, perfumes, sapatos, para se sentir feliz? A resposta para estas perguntas é muito simples: porque ainda não demos lugar para o salvador nascer em nossas vidas, em nosso coração Ele ainda não tem lugar! Nestes dias de natal, não basta somente ver o menino na manjedoura do presépio, Ele precisa ser visto e ter lugar em nossos corações. O mundo precisa de Jesus, eu preciso de Jesus, você precisa de Jesus. Dê lugar a Ele em sua vida, em seu coração. Jesus nasceu para dar brilho em sua vida, nasceu para revelar a você a verdadeira alegria, nasceu para ser seu salvador, mas nasceu também para ter o primeiro lugar na sua vida, para ser o dono de seu coração. Não deixe Jesus mais uma vez na estrebaria, dê lugar a ele na hospedaria de seu coração.

CONCLUSÃO:
 Natal verdadeiro é isso, a verdadeira revelação de Deus em Cristo Jesus. É por meio desta revelação que nós encontraremos o verdadeiro sentido para nossas vidas.
Feliz natal em Cristo Jesus!
Glória, in excelcis Deo!
Rev. José Ricardo Azevedo Capelari.

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122