Para vencer na vida! Atitudes para uma vida vencedora! Parte II


Para vencer na vida eu preciso:
1º) TER DOMÍNIO-PRÓPRIO.
Algo que precisamos aprender nesta vida é a ter domínio próprio. Controlar instintos, impulsos, motivações é algo extremamente importante e saudável a qualquer pessoa. Domínio próprio é produto raro no mercado de hoje. Aprendemos na atualidade, que o importante é se satisfizer e alcançar o prazer a qualquer preço. Aprende-se também que não se pode levar desaforo para casa, e que também não se pode “baixar” a cabeça para ninguém, pois somos cauda e não cabeça. Esses ensinamentos que num primeiro momento parecem bons, numa segunda vista demonstram o seu potencial para o mal, pois ao ultrapassar os limites em busca do que se quer, o homem tem se “arrebentado” e “arrebentado” com o próximo. Domínio próprio é autocontrole, é saber esperar, é saber se portar, é saber lidar com toda e qualquer situação. Domínio próprio é saber que a justiça não se faz com as próprias mãos, mas que se espera pela justiça que vem das mãos de Deus. Essa qualidade na vida de um servo (a) de Deus qualifica-o (a) para a vitória, pois permite a ele (a) comandar as situações da vida mediante a graça de Deus. O domínio próprio é a arma do crente contra as ciladas do diabo. O Apóstolo Paulo inclui o domínio próprio na galeria do fruto do espírito (Gl. 5. 23), ou seja, na galeria daquilo que agrada a Deus e habilita o homem a entra no céu. Sem domínio próprio não se faz o fruto do Espírito. Domínio próprio é sinal de fé, de conhecimento de Deus, de sabedoria nas horas mais difíceis. Mais uma vez, o Apóstolo Paulo nos dá uma lição sobre o domínio próprio, ao diz: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. (Fl. 4. 11 Bíblia Fiel). Este aprendizado fez de Paulo um vencedor na vida, este domínio próprio o levou a alcançar o que outros não alcançaram, e ele te faz o convite: “Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês.” (Fl. 3.17 NTLH).
Para vencer na vida eu preciso:
2º) APRENDER A PERDOAR.
“não se ponha o sol sobre a vossa ira”
Ao alcançar o domínio próprio, aprendo a controlar minhas emoções, a vislumbrar as situações de uma forma diferente, sendo assim, aprendo também que não é saudável a um filho de Deus conviver com a amargura. Quando aprendo isso, entendo o que diz esta palavra: “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Ou seja, não durma com amargura, não carregue ressentimentos, não conviva com mágoas, aprenda a perdoar. Ao observarmos isso, podemos lembrar também do que nos diz o SENHOR Jesus em Lc. 6.37: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”. E também podemos observar o que nos diz Paulo em Cl. 3.13b: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”. Pessoas que carregam consigo o fardo da amargura, da mágoa, da falta de perdão, carrega consigo peso demais, carga insuportável a qualquer pessoa, ainda mais um cristão. Por isso se você quer vencer na vida, quer desfrutar de todo o bem que o SENHOR tem reservado para você, aprenda a perdoar, libere perdão para quem quer que seja, independente da gravidade e da intensidade do mau que você tenha sofrido. O cainho da vitória passa pelo perdão. Como já te falei, a mágoa, o rancor, o ódio, constituem fardos muito pesados, fardos que nos tornam incapazes de caminhar, e por consequência, nos tornam incapazes de vencer na longa jornada da vida, por isso o SENHOR Jesus no convida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. (Mt. 11. 28 NVI). E o SENHOR Jesus nos ordena ainda: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas”. (Mc. 11.25). Para vencermos na vida, precisamos entender que a vontade do SENHOR é que vivamos bem uns com os outros: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Rm. 12.18 NVI). Caminhando assim, damos passos largos rumo a vitória que o SENHOR tem reservada para cada um de nós. Vencedores na vida são pessoas leves, perdoadas por Cristo, e perdoadoras do seu próximo.
Para vencer na vida eu preciso:
3º) NÃO CAIAM NA CILADA DO DIABO.
“nem deis lugar ao diabo”. “Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês”. (NTLH).
O último passo que veremos hoje rumo a vitória, está profundamente ligado ao que vimos até agora, ou seja, TER DOMÍNIO PRÓPRIO e APRENDER A PERDOAR. E está ligação se faz da seguinte forma: ao manter o controle e ao perdoar as pessoas ao meu redor, eu venço a satanás e as sua artimanhas, porém, quando eu resisto a tudo isso e não dou esses passos, permito que o diabo triunfe sobre mim. O diabo nos quer derrotados, prostrados, perdidos na vida e caminhando rumo ao inferno, para isso, ele lança seus dardos inflamados contra nós, como nos descreve Paulo em Efésios 6.16. Neste mesmo texto, vemos a orientação do Apóstolo para que nos revistamos da “armadura de Deus” e que estejamos atento a uma rinha espiritual que se forma, luta essa que não é contra “carne ou sangue”, mas é contra “potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”. (Ef. 6. 11 e 12). Amados, o diabo está louco para nos derrubar, louco para nos derrotar, louco para nos arrastar para o inferno, e o pior é que tem crente que ajuda o inimigo nessa tarefa do mau. Ajuda de que forma: não se controlando diante das tentações, cedendo a tudo o que o diabo lança a sua frente (pornografia, prostituição, vícios, conversar sem valor, brigas). Tem gente que ajuda o diabo quando não perdoa seu irmão (ã), quando se precipita e faz algo que é mau, ou seja, quando não observa os mandamentos do SENHOR. Irmãos (ãs), infelizmente, da mesma forma que Deus tem preparado para nós a vitória na vida, o diabo tem preparado a derrota na vida, é a luta ou batalha espiritual que se trava nas regiões celestes, por isso, sejamos sóbrios e vigilantes, crentes zelosos no SENHOR, e façamos o que é bom aos olhos do SENHOR, desta forma venceremos e triunfaremos na vida. Não caia na cilada de satanás, não seja um derrotado (a), não caminhe para o inferno, o céu é o seu destino, mas para isso, faça a vontade de Cristo, ame ao SENHOR Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Domine-se, perdoe, arrependa-se, mude de vida, drible as ciladas de satanás, e seja um vencedor em Jesus.
CONCLUSÃO:
Não há vitória sem suor, sem lágrimas, sem sacrifícios. O SENHOR Jesus já nos mostrou esse caminho e já nos direcionou a vitória, basta que façamos o que Ele nos manda fazer, que sejamos servos (as) bons e fiéis, que a vitória do SENHOR é certa para cada um de nós.
Soli Deo Gloria!
Rev. José Ricardo Capelari.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2013
(1)
- ► setembro 2013 (1)
-
►
2012
(6)
- ► agosto 2012 (1)
- ► abril 2012 (1)
- ► março 2012 (1)
- ► fevereiro 2012 (2)
-
▼
2011
(33)
- ► dezembro 2011 (2)
- ► novembro 2011 (1)
- ► outubro 2011 (1)
- ► setembro 2011 (2)
- ► agosto 2011 (4)
- ► julho 2011 (1)
- ► junho 2011 (4)
- ► abril 2011 (2)
- ► março 2011 (4)
- ▼ fevereiro 2011 (3)
- ► janeiro 2011 (3)
-
►
2010
(31)
- ► dezembro 2010 (4)
- ► novembro 2010 (1)
- ► outubro 2010 (1)
- ► setembro 2010 (5)
- ► agosto 2010 (2)
- ► julho 2010 (4)
- ► abril 2010 (6)
- ► março 2010 (2)
- ► fevereiro 2010 (3)
- ► janeiro 2010 (1)
-
►
2009
(80)
- ► dezembro 2009 (1)
- ► novembro 2009 (6)
- ► outubro 2009 (5)
- ► setembro 2009 (5)
- ► agosto 2009 (17)
- ► julho 2009 (9)
- ► junho 2009 (11)
- ► abril 2009 (10)
- ► março 2009 (1)
- ► fevereiro 2009 (6)
Seguidores
Diga não a essa atrocidade!

Pedofilia é crime!
Sociedade Calvinista
Bases da Reforma

Valores da liberdade protestante
Dicionário Hebraico
Tradutor Online
Traductor de Babylon ®

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.
Vale a pena ler!
- O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
- O discipulado dinâmico - Kuhne
- Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
- Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
- Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
- Corra com os cavalos - Eugene Peterson
- Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
- Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
- Bíblia Sagrada - Todas edições
- Revista Ultimato
0 comentários: