postheadericon Reaquecendo o amor!

Creio na instituição familiar como a base para nossa sociedade, ou seja, creio que sem uma família forte, não há sociedade forte, não há bons princípios, não há bons costumes e o caos se estabelece. Vivemos dias "maus" muito em virtude da desorganização do núcleo familiar. 
Outra questão, é que viver em família não é fácil, principalmente viver em casal, homem e mulher, pessoas diferentes, com pensamentos diferentes, origens diferentes, núcleos sociais diferentes, com a obrigação de manter a união, o amor, o companherismo.
Diante destas diferenças, destas dificuldades, é comum vermos a paixão, o amor esfriar. É comum ouvir casais se queixando que o casamento não é mais o mesmo, que o relacionamento se distanciou, que o amor "esfriou". E o que fazer quando isso acontece? Como reaquecer a chamar de um casamento? Como resgatar o calor e a euforia de antigamente?
Essa são perguntas que pertubam inúmeros casais, que angustiam muitos relacionamentos, mas que podem ser respondidas de uma forma simples e objetiva, ajudando você a reaquecer seu relacionamento.
1. ENCARE O AMOR COM UMA NOVA PERSPECTIVA. 
Sempre ouvi dizer do amor como um sentimento, como paixão, raiva, etc. Um dia porém, estudando e meditando um pouco sobre o assunto, cheguei a conclusão de que o amor não e um sentimento, mas sim um condicionamento, ou seja, eu posso sentir raiva, posso sentir medo, posso sentir alegria, mas quando se trata de amor, principalemnte o amor por outra pessoa, pelo cônjuge por exemplo, ai a situação é diferente, pois neste caso eu devo me condicionar ao que vou sentir. A pessoa com quem passaremos o restante de nossas vidas, não são perfeitas, não são infalíveis, pelo contrário, são passíveis de errarem, como nós somos, sendo assim, eu não posso amar alguém baseado na falsidade, mas sim, na realidade, de que aquela pessoa pode me magoar, decepcionar, e assim por diante, mas mesmo que isso aconteça, e pode acontecer, eu ainda assim, devo e posso amar a pessoa que Deus colocou ao meu lado, me condicionando a suportar seus erros, a corrigi-la e a andar junto dela em todas as horas, me condicionando a perdoá-la e a amá-la, mesmo na situação de falha, na situação de erro. O amor de Deus para conosco é o nosso maior exemplo..."Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores." (Rm. 5. 8).
2. BUSQUE UMA VIDA DE VERDADES.
Outra forma de reaquecer o amor é vivendo a verdade e de verdade. Viver a verdade entende-se por viver a Jesus Cristo plenamente dentro do relacionamento, tendo o SENHOR como o centro e o laço entre o casal. Já viver de verdade, é comprometer-se com a sinceridade, sempre munida do amor, do respeito e do carinho. Há muitos casais vivendo uma farsa, uma vida de mentiras, de ilusões, uma vida que passa longe da realidade, por não encararem a realidade dos fatos e nem comunicarem a realidade dos fatos. É comum, ver pessoas abrindo mão da sinceridade em função do bem-estar, da falsa "paz", e depois pagarem o alto preço da tragédia em seus casamentos. 
Sendo assim, proponho que os casais se olhem nos olhos, que se encarem, que se conversem buscando se reencontrar, buscando se redescobrir, buscando se conhecerem verdadeiramente. Isso como eu já disse, deve ser feito debaixo de amor, carinho, respeito, não gosto da idéia de sinceridade associada a ideia de puro desabafo, expondo rancores para trazer a tona os fantásmas da alma. Há conversas em que os casais usam da oportunidade, para "vomitarem" em cima de seus cônjuges, suas frustrações, suas mágoas. Meu conselho é de uma conversa amiga, sincera, que exponha seu coração, mas sem ofensas, sem rancores, para curar isso dentro de você, use da oração, da conversa com Cristo, que te chama a "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."(Mt. 11. 28).
3.PERMITA-SE MAIS.
Outra dica para reaquecer o casamento, para reacender o amor, é se permitir mais dentro da relação, porém, com um entendimento, o de se permitir ser feliz.
Parece ser uma cina dos casais, o tornarem-se carrancudos e inibidos com o passar dos anos de relacionamento. No namoro há brincadeiras, conversas, risadas, discontração, emoção. Após o casamento, e com o passar dos anos dentro deste relacionamento, acontece algo ruim, que é o distanciamento de pessoas que vivem juntos. Há casos extremos, de casais que nem mais dividem o mesmo leito, o que demonstra a grandeza da patologia dentro do relacionamento. 
O que posso dizer a você que me lê neste momento, é que você deve se permitir ser feliz, resgatando a magia e a alegria do início de seu relacionamento, e como isso pode acontecer?
Recupere a amizade com seu cônjuge, faça dele (a) novamente seu melhor amigo (a), traga a pessoa amada mais perto de você, compartilhando de sua vida com ela, fazendo desta pessoa, parte integrante de sua vida, mais que um (a) amante, seu cômjuge é seu amigo (a), merecedor de sua confiança, digno (a) de dividir contigo os bons e maus momentos da vida. Permita-se ser feliz, viva intensamente a vida ao lado da pessoa que o SENHOR colocou ao seu lado, ame-a profundamente, viva com esta pessoa a intensidade da vida, compartilhe com ela a sua vida, e você verá os bons momentos se multiplicarem, e a alegria voltar a reinar no seu cotidiano.
Concluo dizendo que tomar esta atitudes não é algo fácil, e que também não é instantâneo, porém, com um pouco de esforço e com muita graça de Deus, você irá recuperar e reaquecer seu relacionamento, e verá sua vida dar um salto em qualidade e felicidade, por desfrutar do melhor que Deus tem para seu casamento.
Espero ter lhe ajudado.
Na graça de Cristo.

Pr. José Ricardo Capelari

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122