Evitando problemas na minha vida!


TEXTO: Gênesis 25. 27 – 34.
27 Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. 28 Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. 29 Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30 e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33 Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
INTRODUÇÃO:
Esta história, apesar de muitos anos, ainda tem muito a dizer para nós. Na realidade, o exemplo de Esaú é um retrato do que vivemos atualmente. Esaú é a visão clara do homem moderno: Egoísta, profano, hedonista, imediatista, insensato, vazio, louco. A história deste homem nos revela um desfecho de tragédia, discórdia, angústia e perseguição, problemas esses que gostaríamos de evitar a qualquer custo, mas que nos perseguem constantemente. Porque isso aconteceu e acontece? É por causa da natureza pecaminosa que habitava Esaú, e que habita em nós hoje. Como vencer isso então? Com evitar os problemas que Esaú enfrentou, já que a história está ai para nos ensinar? É isso que veremos neste momento: Como evitar os problemas na vida!
Para evitar problemas na vida é preciso:
1º) RESPEITAR OS LIMITES.
“...quando, esmorecido, veio do campo Esaú...” (v. 29). “...Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido.” (v. 30).
Diz o texto um pouco antes, no verso 27, que “Esaú era perito caçador, homem do campo”. Ou seja, Esaú dominava o oficio da caça, e fazia isso tão bem, que seu pai o amava, dado aos presentes que recebia de Esaú. Esaú era perito, e como tal conhecia as técnicas, os caminhos, as formas de se obter a melhor caça da melhor maneira possível, sempre na área de segurança e domínio da situação. Porém, parece que neste momento do texto essa não era a realidade de Esaú. Mesmo ele sendo profundo conhecedor das técnicas e artimanhas, neste momento ele foi além, cansou-se, extenuou-se, foi além da normalidade, como dizem por ai, “perdeu as estribeiras”! Quando isso aconteceu, Esaú tornou-se vulnerável. O mesmo acontece conosco. Quando desrespeitamos os limites, ficamos vulneráveis, expostos, frágeis a qualquer situação. satanás sabe disto, e irá tentar te levar aos extremos, para então poder te derrubar e derrotar. Por isso, respeite seus limites, não vá além de suas forças naturais, quando isso for necessário, Deus irá fazê-lo por você, junto com você, para lhe preservar e te conduzir a vitória. Muitos problemas são evitados quando entendemos isso, e agimos dentro de nossas possibilidades. Se não pode com bebida – não beba! Se não pode com prostituição – não se prostitua! Se é com comida – discipline-se! Se não sabe gastar – nem entre em uma loja! Um segredo para a vitória é respeitar seus limites e aguardar em Deus, pois é Ele quem irá fazer o sobrenatural em sua vida!
Para evitar problemas na vida é preciso:
2º) RECONHECER AS CILADAS.
“Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.” (v. 31).
Exposto como Esaú estava, uma cilada foi exposta para ele. Ele não teve condições e não a reconheceu. Nas horas cruciais de nossas vidas, muitas propostas serão feitas a nós para resolvermos o possível problema, é ai que precisamos estar espertos, alertas, vigilantes, para não cairmos em tentação. Esaú expos sua fome, sua fraqueza, Jacó fez-lhe uma oferta tentadora que aparentemente resolveria todos os seus problemas. Veja bem, a cilada tem bem essas características: Ela aparece em horas extremas, onde estamos fracos e expostos, e prometem levar fora todos os nossos problemas. Fracos, aceitamos, caímos, e somente depois de envolvidos por ela, percebemos que na realidade caímos em um buraco mais profundo. Para evitar as ciladas, respeite seus limites, não se exponha, não se enfraqueça, mantenha-se sóbrio e vigilante, como nos alerta o Apóstolo Pedro em I Pe. 5. 9. Só quem está de sentinela sabe os perigos que lhe rondam, então não baixe a guarda, não dormite quanto a sua vida e santidade, e Deus lhe dará vitória sobre as ciladas da vida!
Para evitar problemas na vida é preciso:
3º) VALORIZAR AQUILO QUE DEUS LHE DEU.
“Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?” (v. 32).
Exposto e diante de uma cilada, Esaú jogou na lata do lixo o bem precioso que Deus havia lhe dado – sua primogenitura. Por causa disto Esaú foi tido como devasso, profano (Hb. 12. 16), reprovável aos olhos do SENHOR! Essa é a imagem que você quer ter diante de Cristo? É assim que você quer ser identificado no dia do juízo do SENHOR? Se sim, lance fora tudo aquilo que Deus lhe deu, jogue na lata do lixo as bênçãos presenteadas por Deus. Agora, se não é isso que você deseja, então valorize o que Deus tem lhe dado.
Valorize sua família
Valorize sua igreja.
Valorize seu trabalho.
Valorize seu patão.
Valorize sua vida.
Não abra mãos das coisas excelentes que Deus tem lhe dado em troca de um mísero prato de lentilhas! Não abra mão de sua família por causa de um caso extraconjugal. Não abra mão de sua sobriedade pelo prazer de mais um gole de bebida. O que Deus tem lhe dado, é muito maior e melhor que os valores transitórios deste mundo. Não abra mão dos tesouros nos céus por causa do apego ao vil metal, ao dinheiro que hoje se tem, e amanhã vai embora. Não abra mão da eternidade em troca de valores que nem irão lhe acompanhar depois da morte. Deus tem lhe dado muito mais do que você precisa, tem lhe concedido bênçãos maravilhosas, reconheça e valorize isso.
CONCLUSÃO:
Problemas todos tem, e a vida irá ainda reservar mais uns para cada um de nós, porém, se observamos esses passos e buscarmos a sabedoria quem vem do alto, evitaremos problemas mais graves, evitando também as consequências quem vem a reboque, podendo assim, viver com mais tranquilidade e paz a cada dia.
Em Cristo.
Pr. José Ricardo Capelari
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2013
(1)
- ► setembro 2013 (1)
-
►
2012
(6)
- ► agosto 2012 (1)
- ► abril 2012 (1)
- ► março 2012 (1)
- ► fevereiro 2012 (2)
-
▼
2011
(33)
- ► dezembro 2011 (2)
- ► novembro 2011 (1)
- ► outubro 2011 (1)
- ► agosto 2011 (4)
- ► julho 2011 (1)
- ► junho 2011 (4)
- ► abril 2011 (2)
- ► março 2011 (4)
- ► fevereiro 2011 (3)
- ► janeiro 2011 (3)
-
►
2010
(31)
- ► dezembro 2010 (4)
- ► novembro 2010 (1)
- ► outubro 2010 (1)
- ► setembro 2010 (5)
- ► agosto 2010 (2)
- ► julho 2010 (4)
- ► abril 2010 (6)
- ► março 2010 (2)
- ► fevereiro 2010 (3)
- ► janeiro 2010 (1)
-
►
2009
(80)
- ► dezembro 2009 (1)
- ► novembro 2009 (6)
- ► outubro 2009 (5)
- ► setembro 2009 (5)
- ► agosto 2009 (17)
- ► julho 2009 (9)
- ► junho 2009 (11)
- ► abril 2009 (10)
- ► março 2009 (1)
- ► fevereiro 2009 (6)
Seguidores
Diga não a essa atrocidade!

Pedofilia é crime!
Sociedade Calvinista
Bases da Reforma

Valores da liberdade protestante
Dicionário Hebraico
Tradutor Online
Traductor de Babylon ®

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.
Vale a pena ler!
- O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
- O discipulado dinâmico - Kuhne
- Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
- Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
- Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
- Corra com os cavalos - Eugene Peterson
- Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
- Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
- Bíblia Sagrada - Todas edições
- Revista Ultimato
0 comentários: