postheadericon Natal verdadeiro é Jesus!


TEXTO: Lc. 2. 1-20.

Chegamos ao natal, uma das épocas mais belas do ano, um clima diferente no ar, que nos encanta e nos enche o coração de alegria. Ultimamente, porém, tudo isso tem sido arquitetado pelo homem, que montam cenários, criam cheiros, inventam sabores, tudo para iludir aos homens, tão carentes de afeto e amizade nos dias de hoje. Na realidade, não temos celebrado o natal verdadeiro nestes tempos modernos!
Mas o que é então o natal verdadeiro? Isso para pessoas tão experientes como nós não necessitaria de ser relatado, pois todos sabem que natal é o nascimento de Jesus! Mas o que quero relatar neste momento, não é o histórico do nascimento do menino Deus, a manjedoura, os pastores e os demais fatos. Mas quero falar dos valores que andam esquecidos em nossos corações nos dias de hoje, e que deveriam estar, vivos por causa do nascimento do menino Deus! Neste natal, o que precisamos resgatar é a verdade que o nascimento do menino Deus nos revela. E é sobre isso que iremos falar agora, sobre a revelação do natal de Jesus.

E o natal de Jesus nos revela:

1º) A VERDADEIRA GLÓRIA DE DEUS (v. 9).
“E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor”.
Diante de tantas luzes, foguetórios, brilhos, cores, muitas vezes ficamos com os olhos ofuscados e não enxergamos o verdadeiro brilho do natal. O mundo na sua busca de glória própria, tenta colocar Jesus em segundo plano, mas a estrela do natal é Jesus e não o ser humano. Jesus Cristo é a revelação verdadeira da glória de Deus! Jesus é a mais perfeita e singular manifestação da grandeza de nosso Deus-Pai. Com certeza as luzes e os brilhos encantam, mas o que mais deve encher o seu coração de encanto, o que mais deve te deixar maravilhado é a glória revelada por Jesus, o Cristo. Quando olhamos para o nascimento do menino-Deus, olhamos para aquilo que é mais perfeito, para o que é mais justo e sincero! Essa é a vontade de Deus para o natal, revelar sua glória, sua grandeza, seu amor. Jesus é tudo isso, Jesus é a manifestação da glória de Deus! Jesus nasceu para isso, para ser o brilho em seu coração, para ser a luz em sua vida, para ser o encanto diário que conforta e anima seu viver.

O natal de Jesus nos revela:

2º) BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA (v. 10).
“O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago boas novas de grande alegria que o será para todo o povo
Natal é tempo de muitas festas, confraternizações, comidas fartas, família reunida, tudo o que muitos consideram a verdadeira alegria. Porém há muito tempo as pessoas têm ficado cada vez mais triste. O tempo do natal já não revela mais alegria ao mundo, para muitos já não trás mais o sorriso nos lábios. O texto nos fala que o anjo nos trouxe boas novas de grande alegria, e que isso seria para todo o povo. Jesus é essa revelação para nós, a revelação da verdadeira alegria, do verdadeiro sorriso, a revelação de tudo aquilo que vale a pena! Se o mundo todo soubesse dessa revelação, com certeza todos seriam mais felizes, todos teriam mais amor no coração, tudo teria muito mais sentido. As crianças deveriam aprender isso desde cedo, ao invés de serem bombardeadas com presentes dados pelo “papai noel” e com festas que mais servem para embebedar do que para alegrar. Natal é a alegria de ter Jesus em nossos corações, de termos a salvação verdadeira, a herança eterna. Jesus nasceu para isso, para ser o motivo da sua alegria, para ser o sorriso gostoso e sincero em seu coração. 

O natal de Jesus nos revela:

3º) O SALVADOR DESTE MUNDO (v 11).
“É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Natal é sinal de novos tempos, é o sinal da renovação da esperança que só Cristo pode nos dar, por ser ele o Salvador deste mundo. A palavra no diz: “Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”. (Jo. 4. 42). Este é Jesus para nós, e este deve ser Jesus para todos: o Salvador do mundo. Só em Cristo há salvação e o mundo todo precisa saber disto. Mas isso não é uma mera revelação, mas é sim uma verdade para ser seguida, contemplada, vivida. Jesus já ocupa essa posição em sua vida? Jesus é o seu Salvador, o salvador do seu mundo? Jesus é o salvador da sua família? Do seu emprego? Ou você pensava que Jesus era somente o salvador da igreja, ou só dentro da igreja no culto do domingo? Jesus é o salvador de nossa vida toda, de todos nossos atos, de todos nossos passos, de todos nossos olhares, sorrisos, de toda nossa vida!
Como seria maravilhoso se isso acontecesse, se as pessoas todas o aceitassem como o salvador, tanto na alegria quanto na dor! Jesus nasceu para isso, para ser o seu salvador, para transformar a sua vida, para ser o centro do seu coração! 

O natal de Jesus nos revela:

4º) QUE O CRISTO DEVE TER LUGAR EM NOSSAS VIDAS (v. 7).
“e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Depois de vermos tudo isso sobre Jesus, ver que Ele é o “brilho da glória de Deus”; a “verdadeira alegria”; o “Salvador deste mundo”, é de se admirar que Ele não tenha lugar em nossas vidas. Mas é o que muitas vezes acontece, muitos sabem de tudo isso, mas mesmo assim estão fechados para Jesus Cristo. Veja, isso já aconteceu outra vez, o texto nos diz que Jesus nasceu em um “estábulo” porque no hotel, na hospedaria, ou até mesmo em alguma casa ali dos arredores, não quiseram lhe dar lugar. Mesmo com o grande alvoroço e com o movimento diferente que estava pré-anunciando a chegada da pessoa mais importante ao mundo, ninguém quis lhe dar lugar, ele não encontrou lugar para nascer. E foi no lugar mais simples, no lugar menos preparado, onde não havia luxo, nem brilho, nem alegria, no meio de animais que Ele nasceu. Isso mostra algo revelador, pois são os corações mais tristes, mais necessitados, mais sem brilho, que precisam ter Jesus, de vê-lo nascer. Talvez você diga que este não é o seu caso, que seu coração é feliz e que você tem tudo do que necessita, e não lhe falta nada. Mas se é assim, porque constantemente você anda triste e sem brilho? Se é assim, porque só quando você bebe você é feliz? Porque você precisa ser notado pelos outros, usando roupas novas, perfumes, sapatos, para se sentir feliz? A resposta para estas perguntas é muito simples: porque ainda não demos lugar para o salvador nascer em nossas vidas, em nosso coração Ele ainda não tem lugar! Nestes dias de natal, não basta somente ver o menino na manjedoura do presépio, Ele precisa ser visto e ter lugar em nossos corações. O mundo precisa de Jesus, eu preciso de Jesus, você precisa de Jesus. Dê lugar a Ele em sua vida, em seu coração. Jesus nasceu para dar brilho em sua vida, nasceu para revelar a você a verdadeira alegria, nasceu para ser seu salvador, mas nasceu também para ter o primeiro lugar na sua vida, para ser o dono de seu coração. Não deixe Jesus mais uma vez na estrebaria, dê lugar a ele na hospedaria de seu coração.

CONCLUSÃO:
 Natal verdadeiro é isso, a verdadeira revelação de Deus em Cristo Jesus. É por meio desta revelação que nós encontraremos o verdadeiro sentido para nossas vidas.
Feliz natal em Cristo Jesus!
Glória, in excelcis Deo!
Rev. José Ricardo Azevedo Capelari.

1 comentários:

Denise disse...

Caro amigo Ricardo, obrigada por suas mensagens! Oro para que o Senhor, através de você, continue revelando Jesus para um mundo tão carente e tão equivocado quanto ao verdadeiro sentido do Natal, do amor, do perdão, da graça. Que o pai te abençoe junto à sua linda família. Com saudades dos compartilhamentos na equipe de intercessão. Denise Luz

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122