postheadericon Para vencer na vida! Atitudes para uma vida vencedora! – Parte III


TEXTO: Efésios 4.25 – 5.5
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
INTRODUÇÃO:
Vencer na vida é o desejo de qualquer pessoa normal!
Por “vencer na vida” damos a seguinte definição: “alcançar uma vida espiritual plena”. Ou seja, uma vida espiritual que satisfaça plenamente a vontade de Jesus para nós.
Em outra mensagem vimos que para chegarmos a este patamar, para alcançarmos este vitória, é preciso dar alguns passos certeiros em direção à vontade de Deus, passos que nos conduzirão a vitória do SENHOR para nossas vidas.
Esses passos foram: ABANDONAR A MENTIRA; ABRAÇAR A VERDADE; PREOCUPAR-ME COM MEU DEUS E MEU PRÓXIMO; TER DOMÍNIO PRÓPRIO; APRENDER A PERDOAR e NÃO CAIR NA CILADA DO DIABO.
Esses passos foram os primeiros, rumo à vitória que o SENHOR tem para nossa vida, dentro desta palavra que o Apóstolo Paulo nos legou escrevendo aos Efésios.
Hoje continuaremos na nossa trajetória rumo à vitória eterna do SENHOR para nossas vidas, aprendendo que:
Para vencer na vida eu preciso:
1º) COMPARTILHAR O QUE EU TENHO.
“trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” (RC).
Alcançar a vitória em um mundo tão competitivo quanto o nosso é algo muito complicado. Hoje a verdade é: “cada um por si, e se der, Deus por todos!”. Cada um corre atrás de seus objetivos.
Outra frase engraçada e muito ouvida hoje, porém muito trágica é: “cada um com seus problemas”, expressando a individualidade cada vez maior em nossos dias.
Essa individualidade penetrou o seio da Igreja, hoje percebemos que até dentro do lugar mais coletivo de todos, cada um corre por si só, cada um se preocupa consigo mesmo, e não há espaço para o que acontece com os outros.
Estamos tão individualistas, que não prestamos mais atenção no outro, quando muito lamentamos uma tragédia alheia, sem, no entanto nos envolvermos ou tomarmos parte nisto ou no que quer que seja.
O que aconteceu com o exemplo que herdamos da Igreja Primitiva, descrita no livro de Atos, e que inspirou a muitos no início do cristianismo? Onde foi parar o conceito do “compartilhar”, “dividir”, “doar”, “preocupar-se”?
A igreja que somos cada um de nós, não foi chamada para isso, antes, foi chamada para testemunhar ao mundo da comunhão dos cristãos, expressando o amor fraternal que há em Jesus Cristo, mostrando ao mundo que a Igreja é a expressão do compartilhar de Cristo.
O Apóstolo Paulo nos orienta da seguinte forma: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. (Rm. 12.10).
Não há no cristianismo vitória sozinha, temos a salvação que nos é dada por Cristo, e essa é individual, cada um recebe a sua, porém, quando tratamos de vitória na vida, de vida plena, realizada, que satisfaz a vontade do Pai, falamos de uma vida que compartilha, que doa, que ajunta e promove o que está ao lado.
O Apóstolo Paulo escrevendo aos Colossenses nos orienta ao seguinte: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”. (Cl. 3.16).
Para o cristão, não há verdadeira vitória sozinho, pelo contrário, a vitória do cristão se expressa na sua doação, no seu compartilhar, quer seja de algo material, quer seja do seu tempo, da sua oração, da sua amizade.
Se você almeja vencer na vida, aprenda a se doar, a se preocupar, a viver em comunhão com o outro.
Para vencer na vida eu preciso:
2º) USAR MINHAS PALAVRAS PARA O BEM.
“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (NTLH).
Definitivamente há poder em suas palavras. Não creio que seja o poder que dizem por ai, de que ao decretar algo, ou que ao determinar algo, isso irá acontecer pelo simples fato de você o dizer.
Creio no poder das palavras quanto a construir ou destruir. Creio que uma palavra bem posta, uma expressão bem colocada constrói boas fronteiras, traz a existência boas amizades, reconstrói uma vida que estava no fundo do poço.
Creio também, que uma palavra mal colocada, dita fora de hora e de lugar, sem o seu verdadeiro contexto, pode jogar uma vida na lata do lixo, pode destruir uma existência por completo, pode por um relacionamento no chão.
Há um pensamento Judeu, que crê que cada palavra tem uma existência independente, uma vida em si só, ou seja, cada palavra tem a força em si de realizar as coisas.
Há outro pensamento que diz, que as palavras são como as penas de um travesseiro que uma pessoa espalhou de cima de um grande prédio, e depois desesperado tentou recuperá-las uma a uma, descobrindo que isso era uma missão impossível.
Para vencermos na vida, precisamos aprender a aplicar nossas palavras, tanto nas horas de festa, quanto nas horas de dor.
Para vencermos na vida, precisamos aplicar nossas palavras para o bem, para a promoção das pessoas ao nosso redor, para a edificação e reabilitação dos que estão abatidos.
Atentemos para o que nos ensina o Salvador Jesus: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” (Mt. 15.11).
Nossas palavras podem construir ou destruir, basta o que queremos fazer com ela. Não precisamos e nem devemos ser falsos ou hipócritas, somente precisamos aprender a dominar nossas palavras, para que elas produzam vitória em nós e em quem as ouve.
Lembremos também que nossas palavras são a expressão do que habita nosso interior: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lc. 6.45).
Uma vida vitoriosa passa diretamente por uma boca vitoriosa, que produz palavras de vida e salvação para quem as ouve.
Para vencer na vida eu preciso:
3º) ANDAR CONFORME A VONTADE DO ESPÍRITO.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
Há um paralelo de ações aqui com o que aprendemos na mensagem anterior, pois para agradarmos ao Espírito, e andarmos em conformidade com a vontade do Espírito, não podemos cair nas ciladas do diabo, ou satisfazer a vontade do diabo.
Há também aqui, uma ligação com o que vimos nos passos anteriores, de COMPARTILHAR AQUILO QUE TEMOS, e também de USAR MINHAS PALAVRAS PARA O BEM. Quando temos essas atitudes, agimos dentro da vontade do Espírito Santo de Deus, que deseja que sejamos abençoadores uns dos outros.
Andar conforme a vontade do Espírito consiste em obedecer as ordens do Pai, contidas na Palavra de Deus. Ou seja, é cumprir com os mandamentos, sem se apegar a Lei, mas compreendendo e manifestando a graça maravilhosa de Cristo Jesus.
Todo o cristão cumpre essa vontade do Espírito, quando demonstra e vive o amor soberano a Deus e de Deus, quando ama ao seu irmão como a si mesmo, fazendo do outro alguém maior que a si mesmo. (Fl. 2.3).
Andar conforme o Espírito é também, dar bom testemunho neste mundo em que vivemos, promovendo apaixonadamente a glória maravilhosa de Cristo Jesus. É cumprir a missão de levar o evangelho a toda criatura de forma apaixonada, totalmente entregue a vontade do Criador.
Todos nós sabemos disso, na realidade, temos isso muito claro na nossa mente, já que ouvimos essas palavras desde nossas conversões, desde nossos berços, desde que nos conhecemos por gente.
Mas a grande questão é viver! Viver esses princípios no dia a dia, na hora difícil, no momento em que precisamos dar firme testemunho do que Cristo fez por nós, na hora em que a derrota bate a nossa porta.
Para se viver assim, tem de se entregar totalmente a Cristo, negar-se a si mesmo, abrir mão dos próprios valores, dos princípios e, seguir a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, como a nossa razão de viver, como se disso dependesse toda a nossa vida, e depende.
Vida vitoriosa passa por esse passo, por satisfazer e andar conforme nos manda o Espírito, em liberdade, em santidade, e amor a Cristo e ao próximo. É assim que alcançaremos a nossa vitória na vida.
CONCLUSÃO:
Não há vitória para nós sozinhos, muito menos com o sofrimento alheio nos rodeando. Não há vitória sem palavras de vida fluindo de nossos lábios. Não há vitória sem estar em conformidade à vontade do Espírito. Que esses passos sejam dados na sua caminhada, e que a vitória do SENHOR chegue triunfante em sua vida.
Soli Deo Gloria!
Rev. José Ricardo Capelari.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122