postheadericon Para vencer na vida! Atitudes para uma vida vencedora! – Parte IV


TEMA: Vida vencedora.
TEXTO: Efésios 4.25 – 5.5
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
INTRODUÇÃO:
Vencer na vida é o desejo de qualquer pessoa normal! Por “vencer na vida” damos a seguinte definição: “alcançar uma vida espiritual plena”. Ou seja, uma vida espiritual que satisfaça plenamente a vontade de Jesus para nós. Em outra mensagem vimos que para chegarmos a este patamar, para alcançarmos este vitória, é preciso dar alguns passos certeiros em direção à vontade de Deus, passos que nos conduzirão a vitória do SENHOR para nossas vidas. Esses passos foram: ABANDONAR A MENTIRA; ABRAÇAR A VERDADE; PREOCUPAR-ME COM MEU DEUS E MEU PRÓXIMO; TER DOMÍNIO PRÓPRIO; APRENDER A PERDOAR; NÃO CAIR NA CILADA DO DIABO, COMPARTILHAR O QUE EU TENHO; USAR MINHAS PALAVRAS PARA O BEM e ANDAR CONFORME A VONTADE DO ESPÍRITO. Esses passos tem o poder de nos colocar rumo à vitória que o SENHOR tem para nossas vidas, dentro desta palavra que o Apóstolo Paulo nos legou escrevendo aos Efésios. Hoje continuaremos na nossa trajetória rumo à vitória eterna do SENHOR, aprendendo que:
Para vencer na vida eu preciso:
1º) BANIR O MAL DE DENTRO DE MIM.
“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva.” (NTLH).
A maldade que habita dentro de nós por causa do pecado, atua como um âncora de navio, por ser um peso, nos ancora e nos faz estagnar no lugar onde estamos, e as vezes nos faz até afundar. O Apóstolo Paulo, tem o cuidado de orientar aos Efésios e a nós, para que cuidemos do nosso interior, aliás, a palavra de Deus fartamente nos orienta a isso, como por exemplo, em Provérbios 4.23 que diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. O coração aqui simboliza nosso interior, o que temos como vida, como ser, como alma, ou seja, aquilo que está no nosso íntimo. E para banir todo o mal, o Apóstolo Paulo ataca suas principais fontes dentro de nós como veremos: 
“Abandonem toda amargura”
Essa amargura faz referência ao gosto amargo deixado na boca da pessoa que vive com ressentimentos no coração. Pessoas que não tem a capacidade de trabalhar seus ressentimentos, convivem com o amargor da derrota em seus lábios. O ressentimento não faz parte da vida do cristão, não combina com o sabor doce do Evangelho de Cristo, por isso, para vencer na vida, esse mal deve ser extirpado do nosso interior.
“Abandonem todo ódio”
O ódio é o ressentimento numa fase pior, aprofundado, enraizado de uma forma destruidora. O ódio gera o desejo de vingança, de destruição, de morte alheia, ou seja, o ódio é o desejo que nos faz intentar contra os outros, e isso de diversas formas: agredindo, ofendendo, matando, maltratando, difamando. O ódio não combina com o amor do Evangelho de Cristo, não tem parte na vida daqueles que conhecem a Jesus como SENHOR  e Salvador, por isso, para vencer na vida, é preciso vencer o ódio, dando lugar ao amor de Jesus.
“Abandonem toda raiva.”
A raiva é desespero, é a hora da atitude impensada, geralmente ocasionada por falta de ponderar sobre o assunto. Nos animais, a raiva é uma doença, nos seres humanos, também é, não a recebida por mordida de animais, mas a que é gerada no coração. A raiva não combina com a paciência e a temperança de Jesus, por isso, para vencer na vida, precisamos vencer a raiva, e vivermos na paz que só Jesus pode nos dar.
Para vencer na vida eu preciso:
2º) CONTROLAR MINHAS REAÇÕES.
“Nada de gritarias, insultos e maldades!” (NTLH).
Reagir é diferente de agir. A reação é um produto da ação, ou seja, não há reação sem uma ação. A terceira lei de Newton ensina que "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário". Essa lei vale para a física, para as coisas da natureza, mas não pode valer para nós cristãos, pelo contrário, na nossa vida espiritual essa lei deve ser anulada, combatida e vencida. Sabe por quê? Porque as reações geralmente causam muito mal para nós e para os outros. Precisamos agir como nos orienta o Apóstolo Paulo, combatendo as principais reações maléficas existentes em nossas vidas, como veremos:
“Nada de gritarias”
Uma das primeiras reações numa hora de raiva, de cólera, de ira é a gritaria. Temos a tendência de querer “ganhar tudo no grito”. É assim desde o berço, quando aprendemos à máxima: “quem não chora não mama!” A gritaria é a reação de quem geralmente não tem razão, de quem geralmente não tem argumento, de quem geralmente está errado. É uma atitude desesperada de tentar ganhar o que já está perdido, ou aquilo que irá se perder em breve. Para vencermos na vida, precisamos combater essa atitude, aliás, precisamos mudar neste ponto, aprendendo que não é pela força, pelo poder, mas pelo Espírito de Deus que as coisas acontecem em nossas vidas. (Zc. 4.6).
“Nada de insultos”
Devolver na mesma moeda é algo inaceitável no Reino de Deus. Pagar insulto com insulto é errado. Agredir as pessoas com suas conhecidas fraquezas é algo comum, porém, errado! Chamar alguém de “burro”; “besta”; “lesma” e tantos outros xingamentos é algo que não agrada o coração do Pai. Outra atitudes que deve estar longe de nós é a provocação, insinuando algo sobre a outra pessoa.
“Nada de maldades”
Outra atitude que devemos combater é do mal pelo mal. Ficar traquinando maldades contra nossos desafetos, é algo que também não condiz com os ensinos de Cristo. Na realidade para nós, só cabe o bem, em tudo o que fizermos, só cabe a boa ação, a prática do bem. Um texto que cabe bem para nós é o de Romanos 12. 17 e 18: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas”.
Para vencer na vida eu preciso ser senhor das minhas reações!
Para vencer na vida eu preciso:
3º) ANDAR NO TEMOR DE CRISTO.
“Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.” (NTLH) “...Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”.
Andar no temor de Cristo nos leva a praticar aquilo que a Palavra nos diz. Não é um apego à lei, também não é um desprezo a mesma. É seguir o que Cristo nos orienta na Sua Santa Palavra. O Apóstolo Paulo sistematiza na sua carta ao Efésios, algumas ações que devemos ter para alcançar a plenitude espiritual e assim, satisfazer a vontade do SENHOR. Dentro do nosso tema, vemos algumas atitudes dentro do temor de Cristo, que nos leva a vitória na vida, como veremos:
“sejam bons e atenciosos uns para com os outros”
Andar no temor de Cristo, nos leva a prestarmos atenção nos que estão ao nosso redor. Num mundo tão populoso, com tanta gente, parece muitas vezes que estamos sozinhos, que ninguém se preocupa conosco. Nós cristãos devemos mudar isso, devemos mostrar nossa preocupação com o próximo, com suas dores, suas dificuldades, suas fraquezas, suas conquistas. Como eu já ensinei, não há no cristianismo, vitória sozinho. Também, precisamos praticar a bondade, valor tão escasso nos dias de hoje. A bondade diz de Cristo, pois Ele foi e é bom, e nós, no temor de Cristo, também andamos na bondade e a praticamos em todo tempo, caminhando para a vitória.
“E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.”
O temor de Cristo nos leva a perdoar, entendendo que o exemplo maior vem dEle, Cristo, que nos amou e nos perdoou primeiro, nos dando o caminho desta prática tão difícil, porém, tão nobre e necessária em todos os relacionamentos. As estruturas dos relacionamentos modernos estão ruindo, deteriorados, fracassados. Isso tudo porque não existe mais o perdão na vida das pessoas, por isso, para mudarmos essa realidade, perdoemos, no temor de Cristo, e a vitória do SENHOR virá sobre nós.
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”.
Nós em nós mesmos seríamos incapazes de praticar todas essas atitudes, porém, temos alguém que nos ajuda e que nos dá o exemplo, essa pessoa é Jesus, e o Apóstolo Paulo nos orienta a imitá-Lo, para daí tirarmos nosso exemplo. Jesus é o padrão para nós. “Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado”. (Rm. 5.8). Vamos seguir esse exemplo, e nEle seremos mais do que vencedores! (Rm. 8.37).
CONCLUSÃO:
Nestas atitudes: BANIR O MAL DE DENTRO DE NÓS; CONTROLAR MINHAS REAÇÕES e ANDAR NO TEMOR DE CRISTO, nisso, encontraremos nossa vitória e nossa plenitude.
Soli Deo Gloria!
Rev. José Ricardo Capelar

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122