Vamos falar de prioridades!
Mt. 6.25-34

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.


Ao olhar para este texto, o Senhor me levou a pensar no que realmente é importante na vida de um Cristão.

Sempre olhamos para esta passagem como um texto que fala da provisão, do cuidado de Deus, mas algo que está bem claro neste ensino é que este texto fala de prioridades.

Prioridade é aquilo que realmente tem importância, que vem primeiro, é aquilo que fazemos antes de tudo porque é primordial, e sem ele nada acontecerá.

E pensando sobre isso, o que vem a ser realmente importante na vida de nós cristão? Qual deve ser nossa escala de valores? Pensando como o Senhor quer, o que deve vir primeiro em nossas vidas?

É sobre isso que iremos falar neste momento, sobre a escala de valores de Deus para as nossas vidas, e sobre o que realmente importa em nossas vidas.

Na escala de valores de um cristão:

1º) SALVAÇÃO VALE MAIS QUE BENS MATERIAIS:

Se tem algo que todo cristão sabe o deveria saber, é que sua salvação vale mais que todos o tesouro deste mundo.

Não há preço no mundo que pague o que Jesus fez por cada um dos seus, pelo seu sangue derramado no calvário.

Porém, o que parece estranho é que no dia a dia, isso não parece ser uma verdade na vida de muitas pessoas.

Vejo homens, mulheres, jovens, e todo tipo de pessoas correndo desesperadamente atrás do “ter”, esquecendo-se do “ser”.

Na sociedade que vivemos, as pessoas são julgadas, observadas, elogiadas e admiradas pelo que acumularam de bens em suas vidas.

Mas para Deus isso não importa em nada, tanto porque, Deus não precisa de nada que temos, o que o Senhor quer e o que realmente importa é o que somos: salvos ou não!

Muitos, mesmo sabendo disto ainda vivem desesperados pelo ter, preocupados com o material, com os prazeres do corpo, esquecendo-se de suas almas. A palavra nos diz: “Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança. Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós? E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”. (Lc. 12. 13-21).

O que Jesus quer não é condenar você hoje, nem quer deixá-lo triste ou desmotivado nesta vida.

O objetivo hoje é levá-lo a resgatar em seu coração a escala de valores do Senhor para a sua vida. Seus bens, o fruto do seu trabalho não é maldição para você, desde que em primeiro lugar ou acima de tudo esteja sua vida com Deus.

Para Deus não importa se você é rico ou pobre, se tem saldo no banco ou se está no vermelho, o que importa é o espaço e a importância de Deus na sua vida.

O que importa para Deus, é que mesmo que você perca tudo o que conquistou de material nesta vida, você não perca sua salvação.

O que importa para Deus, é que se ele te chamar hoje, para o que quer que seja, que você largue tudo, e se for necessário, deixe de lado tudo o que tem e o siga de todo o seu coração, pois Ele é o que mais importa na sua vida. Outro texto nos diz: “Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu”. (Lc. 5. 27.28).

Na escala de valores de cristão:

2º) A JUSTIÇA DE DEUS VALE MAIS QUE AS BÊNÇÃOS:

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (v. 33)

Jesus quando nos dá este ensino, mostra algo que quase não se prega e não se houve nas igrejas hoje em dia.

A ênfase de todo o ensino está neste texto, e Jesus fala de justiça e não de bênçãos.

Enquanto ouço milhares pregando de bênçãos e mais bênçãos, falando que o Senhor é o Deus das bênçãos, que o cristão precisa de benção.

Jesus vem nos ensinar que devemos buscar em primeiro lugar a justiça de Deus e não as suas bênçãos.

No mundo em que vivemos hoje, e na igreja que vemos hoje, bênçãos são os maiores atrativos para as pessoas virem aos cultos.

As propagandas dos cultos são sempre as mesmas: “venha e receba a sua benção”; “hoje Deus tem bênçãos para você!”.

Não sou contra as bênçãos, muito menos Deus é contra as bênçãos, mas o que estamos vendo hoje são as prioridades, o que é mais importante, e na ótica de Deus, justiça é mais importante que bênçãos.

Em uma das historias mais conhecidas da Bíblia, vemos que essa verdade fica bem expressa, é a história de Jacó e o anjo de Deus, veja: “Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque. Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou”. (Gn. 32. 22-29).

Veja, o que Jacó queria do anjo era a sua benção, e ele foi abençoado, Deus não reteve a sua mão e abençoou a Jacó.

Porém, antes de o anjo tocar a Jacó e lhe abençoar, o anjo o tocou e efetuou a justiça de Deus: “Não te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel”.

O nome de Jacó (Usurpador/Suplantador) foi mudado por Deus para Israel (Campeão com Deus)[1], e assim se fez a justiça divina e nasceu uma nação, um povo de Deus.

Depois da justiça, da mudança do nome, daí então o anjo do Senhor tocou a Israel e o abençoou: “Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou”.

Bênçãos são conseqüências de uma vida de justiça junto a Deus, de uma vida que obedece aos mandamentos de justiça de Deus, e desta forma, o demais lhe será acrescentado. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas bênçãos vos serão acrescentadas”.


Na escala de valores de um cristão:

3º) O DIA DE HOJE VALE MAIS QUE O AMANHÃ:

Outro ensinamento que devemos aprender neste momento é o de que devemos viver o hoje e não o amanhã.

Vejo pessoas hoje que vivem o amanhã, mas não são àqueles visionários, que olha para o futuro sempre buscando uma boa oportunidade, mas são os que vivem hoje preocupados ou com medo do amanhã.

Pessoas que não conseguem desfrutar do que acontece hoje por sempre estar pensando no que irá acontecer no amanhã.

Pessoas que só trabalham pro amanhã, que não conseguem desfrutar das suas conquistas, do seu dinheiro hoje, por estar guardando tudo para o amanhã (sé é que irá realmente usar amanhã!).

Pessoas que dão a desculpa que não irão se envolver mais com a obra de Cristo e até com o próprio Cristo hoje, porque se envolverão amanhã.

Ouço pessoas dizerem: “pastor, hoje não posso, mais vou trabalhar bastante hoje, vou fazer tudo o que tiver que fazer hoje, para me envolver amanhã".

Pessoas que só pensam no amanhã, que usam o hoje não para viver, mas para acumular, se desgastar, se preocupar, e não fazer nada pelo amanhã.

Você não pode fazer nada pelo amanhã e nem para amanhã, pois o dia de amanhã pertence a Deus, é Ele que sabe o que será do nosso futuro. Lembra do texto que lemos no primeiro ponto: “Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?” (Lc. 12. 20).

Devemos nos preocupar com o hoje, vivermos para Deus hoje, nos dedicarmos integralmente a fazer a vontade de Deus hoje, agora, e isso sim, garantirá o amanhã.

Deus não quer que você seja um insensato, alguém imprudente e dissoluto que gasta tudo o que tem, joga fora tudo o que tem, dizendo que está vivendo o hoje e confiando no amanhã de Deus.

Deus quer sim, que você se dedique totalmente a ele hoje, sem dar a desculpa que fará isso amanhã, quando você estiver bem tranqüilo com o que adquiriu.

Não seja imprudente gastando tudo o que tem, previna sua velhice, mas não seja insensato vivendo somente para o amanhã, pois Deus quer ver sua dedicação hoje, e desta forma ele te concederá o amanhã.

Deus quer você hoje, quer sua vida hoje, quer ver sua entrega, seu arrependimento hoje, Deus quer vê-lo largar de seus vícios hoje, Deus quer sua conversão, sua mudança hoje, agora, neste momento.

CONCLUSÃO:

Nossos valores devem corresponder àquilo que realmente importa na ótica de Deus, àquilo que nos levará a encontrar a glória de Deus para nossas vidas.

Rev. José Ricardo Azevedo Capelari.



[1] Comentário de rodapé da Bíblia Vida Nova, pág. 41 V.T.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122