postheadericon Porque eu ainda celebro a Páscoa?


Mateus 26. 17-19; 26-30:

17 Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? 18 Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. 19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.

26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. 29 Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai. 30 E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

A páscoa é uma das maiores celebrações do nosso calendário. Não há crença cristã que não celebre este momento da história. Porém, com o advento de novos tempos, com a “liberdade” que fomos adquirindo no dia-a-dia, passamos a ter algumas práticas que não condizem com esta festa. Tanto a páscoa, como o Natal, foram acrescentados com costumes que tiram o verdadeiro foco destas celebrações. No natal, vemos a celebração do consumo, e assim o comércio e muitas pessoas celebram “Papai Noel” e não Jesus. E agora estamos na páscoa, a celebração da “morte” e da “ressurreição” de Jesus Cristo, na realidade, a celebração da garantia que temos da “vida eterna” pela morte e ressurreição de Jesus. Porém, muitos não conhecem este significado, e celebram o “coelinho” da páscoa, que na madrugada de sábado para domingo, deixa um ovo de chocolate debaixo da cama das criancinhas “obedientes”. Outros ainda celebram um feriadão, a oportunidade de ficar mais tempo descansando e festejando com os familiares que dificilmente se encontram. E é assim que muitos celebram a páscoa. E desta forma, esta festa cristã perde seu real valor e sentido no coração das pessoas. Mas e você? Porque você ainda celebra a páscoa? Qual o significado dela na sua vida? Eu quero te mostrar a luz da Bíblia, porque você ainda deve celebrar a páscoa.

1º) ELA ME LEMBRA QUEM EU SOU! (v 18).

“Respondeu ele: Ide à cidade a certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a PÁSCOA com os meus discípulos”. (v 18)

Jesus manda seus discípulos prepararem a páscoa. A páscoa para os judeus é a celebração dos pães asmos, em lembrança da saída do Egito, onde eles não tiveram tempo nem para levedarem a massa com fermento, e tiveram que sair as “pressas”. Durante esta época, removia-se qualquer sinal de levedura das casas, sinal de purificação da podridão do pecado. A páscoa era um chamado a santidade, a purificação, um chamado a renovação. E este significado judaico nos mostra a realidade de quem somos e o que a páscoa deve produzir dentro de nós. A Bíblia nos diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm. 3.23). A páscoa me lembra que sou pecador, me lembra que diante de Deus não sou nada, me lembra da minha condição e do destino que o pecado me reserva. A páscoa me mostra que minha condição não é de glória, mas de pecador, que está destituído da graça de Deus. A páscoa me mostra que o pecado tenta dia após dia me escravizar, que o pecado tenta tomar conta da minha vida, que o pecado tenta ser o senhor da minha alma. Por isso Jesus vai celebrar a páscoa com aqueles homens, para lembrá-los que suas vidas estavam vazias e que eles precisavam de um salvador, precisavam da ação do messias em suas existências. A páscoa deve produzir em nós um desejo profundo de Jesus, um desejo de limpeza, de pureza, de santidade. A páscoa deve produzir em nós um desejo de mudança, de nova vida. Quando o homem deixa de lado este significado da páscoa, ele deixa de lado a importância do sacrifício de Jesus, que morreu na cruz por aqueles que são pecadores e precisam da regeneração. Quando deixamos de lado este significado, nos tornamos arrogantes e mais transgressores do que já somos. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”. (I Jo. 1.8). A páscoa me leva a entender a real necessidade que eu tenho de um salvador. De um Deus que me livre dos meus pecados e me leve a compartilhar de sua graça e gloria eterna. Então entendo que....

2º) ELA ME LEMBRA QUEM JESUS É! (vv 26-28).

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue da NOVA ALIANÇA, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados”. (vv. 26-28).

Quando eu entendo e reconheço quem sou, e a necessidade que eu tenho de um salvador, a páscoa me lembra quem Jesus é. E quem é Jesus? Quem é o Cristo? Jesus era um nome comum nas épocas bíblicas. A história destaca que existiam por volta de 200 “Jesuses” nos primeiros anos da era cristã, e há relatos de que uns tinham até o ofício religioso. Mas nós cremos no Jesus “CRISTO”. O título Cristo não era o sobrenome de Jesus. Cristo significava “O UNGIDO” - aquele que foi enviado por Deus, sendo ele mesmo o “próprio Deus” para tirar o pecado do mundo! Eu ainda celebro a páscoa porque ele me lembra quem Jesus é: o messias prometido, o príncipe da paz, o salvador do mundo, aquele que me limpa dos meus pecados. E quando eu reconheço quem é Cristo, eu encontro minha salvação, eu encontro o verdadeiro sentido da vida. “Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”. (Mt. 16. 16-18). Quando eu reconheço quem é Cristo, eu passo a ter parte com Deus. A páscoa me lembra que Jesus é salvação; que Jesus é a minha esperança de vida eterna; que Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo. 1. 29). A páscoa me lembra que Jesus é o único e suficiente salvador; que Jesus é a esperança dos homens, a alegria suprema que podemos sentir. O mundo busca esquecer que um Deus se fez homem e morreu por cada um de nós. Este sacrifício é grandioso demais para que os homens possam compreender. Mas quando eu entendo a páscoa, eu posso celebrar a vida, pois Jesus é para nós a vida, a verdadeira vida. A palavra nos fala: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo. 10.10). Celebrar a páscoa é celebrar a vida, é celebrar Jesus, que nos presenteia com a vida eterna, com a sua salvação! Isso não é melhor que ganhar ovos de chocolate? Isso não é melhor que um feriadão com a família? Vamos hoje celebrar a verdadeira páscoa, as páscoa que me lembra Jesus como o Cristo, como o “Ungido”, como o salvador da minha vida.

Eu devo celebrar a páscoa por que:

3º) ELA ME LEMBRA QUEM SOU EM JESUS! (II Co. 5. 17-21).

“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. (II Co. 5. 17-21).

Em cristo Jesus eu e você fomos feitos “nova criatura”, e sendo assim, Cristo nos deu um ministério, o da “reconciliação”. Como vimos, ainda celebramos a páscoa porque ela nos lembra quem somos: pecadores que precisam de Jesus. Ainda celebramos a páscoa porque ela me lembra quem Jesus é: “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo. 1. 29). Ele é o motivo da nossa salvação! E depois disto tudo, eu celebro a páscoa porque em Cristo Jesus sou nova criatura. Em cristo Jesus eu tenho a nova vida. E esta nova vida me leva a uma missão, a missão da reconciliação. E a tarefa de pregar a Cristo a todas as pessoas, de mostrar a elas que existe um salvador, que a páscoa faz sentido, e que nada tem haver com o coelinho da páscoa. Agora em Cristo, pregamos que existe um “Deus que amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (Jo. 3.16). Nós agora somos a semelhança de Cristo, agora somos seus embaixadores (v. 20); porque nEle nascemos de novo. Agora também em Cristo, fomos feitos a “justiça de Deus”, ou seja, a justiça feita pelo ato da morte de Jesus, agora nos é dado, pois com ele morremos e também com ele vivemos agora em glória eterna. Assim celebramos a páscoa em Cristo Jesus. Não mais presos, nem mortos, muito menos ainda desesperançados. Em cristo Jesus, sei quem sou: “Eu sou nova Criatura!”

A páscoa é o maior movimento dos céus contra o inferno, é a marcha dos vitoriosos, é a data que devemos celebrar solenemente com amor e contrição profundos dentro do nosso coração. Celebrar a páscoa é a atitude mais atual, mais moderna e mais necessária para aqueles que são chamados filhos de Deus.

Soli Deo glória!

Rev. José Ricardo Azevedo Capelari.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122