Uma vida para os outros!
19:48 |
Postado por
Pr. Ricardo Capelari
"Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros". (Filipenses 2. 2-4).
Este é um blog de confissão evangélica, não há como negar isso, sendo assim não há como não falar de "Igreja" ou de "crente", e este texto acima é um clássico sobre como deve ser o comportamento entre os "irmãos" dentro de suas igrejas e também em sua vida comunitária. Paulo ao escrever à Igreja de Filipenses se preocupa com seus exemplos, testemunhos, conduta, e acima de tudo, com a comunhão entre os irmãos e com Cristo, podemos observar isso nesta sequência: "Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento". Como seria bom se isso permanecesse firme ainda nos dias atuais, como seria bom poder observar este comportamento com sinceridade sendo praticado dentro das igrejas hoje, não que todos falhem nestas práticas, sei que há pessoas realmente comprometidas com Cristo e com os irmãos, porém, há de forma abundante no meio destes aqueles que Cristo denominou como o "joio no meio do trigo" (Mateus 13.38), pessoas que não se preocupam com o bem estar de todos, mas sim com os seus próprios interesses, com suas opiniões, com suas vontades, transformando a igreja e a vida comunitária num ambiente para satisfazer somente aquilo que lhes interessa, o Apóstolo Paulo então alerta: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros". Ou seja, aqueles que vivem em uma comunidade cristã ou participam da vida da Igreja, não podem viver como se estivesse só, ou atuarem na vida das pessoas de forma que estas vivam para satisfazer suas vontades particulares, isso não é vida comunitária, mas é a manipulação para o bem de uma só pessoa. Outra atitude condenável é a tomada de decisão para beneficiar uma minoria e detrimento de uma maioria, para privilegiar uma turma e deixar de lado outra, isso vemos em muitos líderes atuais, que manipulam seus liderados, para que suas vontades egoístas, porém, o que me preocupa é que esta conduta está se espalhando de forma avassaladora para a vida dos liderados, ou seja, a comunidade está sendo contaminada pela conduta egoísta, pelo desejo do bem próprio ao invés do bem comunitário. Infelizmente convivemos hoje com pessoas hedonístas, egoístas, invertidas em seus valores, pessoas que pensam fazer o bem, mas ao contrário, fazem muito mal, muito mal mesmo, simplesmente porque não pensam no coletivo, mas sim no individual, em si mesmos, contrariando a lógica do verdadeiro cristianismo.
A Igreja de hoje precisa resgatar a humildade, o pensamento coletivo, o bem estar do todo, precisa considerar que o seu próximo é o maior bem, que a Igreja de Cristo é formada por "vários" e não por "um", que a regra cristã valoriza o "nós" e nega o "eu".
Cristão verdadeiro é aquele que olha para o outro com admiração e não inveja, que valoriza o que há de bom no seu próximo e lhe ajuda a superar o que é ruim, que valoriza e assimila as inovações trazidas pelos outros, que sabe elogiar, amar, respeitar mesmo na hora da fraqueza ou do erro, que exorta ao invés de criticar, que valoriza ao invés de denegrir. Quando a igreja de Cristo voltar a viver desta forma, veremos o Reino de Deus sendo expandido, os valores geninamente cristãos sendo resgatados, e a noiva de Jesus Cristo que é a Igreja sendo adornada com seus verdadeiros adornos reais. Até que este dia não chega, continuemos orando e suportando a "todos" no temor de Cristo Jesus.
Soli Deo Gloria.
Pr. José Ricardo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Arquivo do blog
-
►
2013
(1)
- ► setembro 2013 (1)
-
►
2012
(6)
- ► agosto 2012 (1)
- ► abril 2012 (1)
- ► março 2012 (1)
- ► fevereiro 2012 (2)
-
►
2011
(33)
- ► dezembro 2011 (2)
- ► novembro 2011 (1)
- ► outubro 2011 (1)
- ► setembro 2011 (2)
- ► agosto 2011 (4)
- ► julho 2011 (1)
- ► junho 2011 (4)
- ► abril 2011 (2)
- ► março 2011 (4)
- ► fevereiro 2011 (3)
- ► janeiro 2011 (3)
-
►
2010
(31)
- ► dezembro 2010 (4)
- ► novembro 2010 (1)
- ► outubro 2010 (1)
- ► setembro 2010 (5)
- ► agosto 2010 (2)
- ► julho 2010 (4)
- ► abril 2010 (6)
- ► março 2010 (2)
- ► fevereiro 2010 (3)
- ► janeiro 2010 (1)
-
▼
2009
(80)
- ► dezembro 2009 (1)
- ► novembro 2009 (6)
- ▼ outubro 2009 (5)
- ► setembro 2009 (5)
- ► agosto 2009 (17)
- ► julho 2009 (9)
- ► junho 2009 (11)
- ► abril 2009 (10)
- ► março 2009 (1)
- ► fevereiro 2009 (6)
Você é nosso visitante
Obrigado!
Seguidores
Diga não a essa atrocidade!
Sociedade Calvinista
Bases da Reforma
Dicionário Hebraico
Tradutor Online
Traductor de Babylon ®
Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.
Minha lista de blogs
Vale a pena acessar
Vale a pena ler!
- O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
- O discipulado dinâmico - Kuhne
- Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
- Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
- Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
- Corra com os cavalos - Eugene Peterson
- Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
- Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
- Bíblia Sagrada - Todas edições
- Revista Ultimato
0 comentários: