postheadericon Uma vida para os outros!

"Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros". (Filipenses 2. 2-4).

Este é um blog de confissão evangélica, não há como negar isso, sendo assim não há como não falar de "Igreja" ou de "crente", e este texto acima é um clássico sobre como deve ser o comportamento entre os "irmãos" dentro de suas igrejas e também em sua vida comunitária. Paulo ao escrever à Igreja de Filipenses se preocupa com seus exemplos, testemunhos, conduta, e acima de tudo, com a comunhão entre os irmãos e com Cristo, podemos observar isso nesta sequência: "Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento". Como seria bom se isso permanecesse firme ainda nos dias atuais, como seria bom poder observar este comportamento com sinceridade sendo praticado dentro das igrejas hoje, não que todos falhem nestas práticas, sei que há pessoas realmente comprometidas com Cristo e com os irmãos, porém, há de forma abundante no meio destes aqueles que Cristo denominou como o "joio no meio do trigo" (Mateus 13.38), pessoas que não se preocupam com o bem estar de todos, mas sim com os seus próprios interesses, com suas opiniões, com suas vontades, transformando a igreja e a vida comunitária num ambiente para satisfazer somente aquilo que lhes interessa, o Apóstolo Paulo então alerta: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros". Ou seja, aqueles que vivem em uma comunidade cristã ou participam da vida da Igreja, não podem viver como se estivesse só, ou atuarem na vida das pessoas de forma que estas vivam para satisfazer suas vontades particulares, isso não é vida comunitária, mas é a manipulação para o bem de uma só pessoa. Outra atitude condenável é a tomada de decisão para beneficiar uma minoria e detrimento de uma maioria, para privilegiar uma turma e deixar de lado outra, isso vemos em muitos líderes atuais, que manipulam seus liderados, para que suas vontades egoístas, porém, o que me preocupa é que esta conduta está se espalhando de forma avassaladora para a vida dos liderados, ou seja, a comunidade está sendo contaminada pela conduta egoísta, pelo desejo do bem próprio ao invés do bem comunitário. Infelizmente convivemos hoje com pessoas hedonístas, egoístas, invertidas em seus valores, pessoas que pensam fazer o bem, mas ao contrário, fazem muito mal, muito mal mesmo, simplesmente porque não pensam no coletivo, mas sim no individual, em si mesmos, contrariando a lógica do verdadeiro cristianismo.
A Igreja de hoje precisa resgatar a humildade, o pensamento coletivo, o bem estar do todo, precisa considerar que o seu próximo é o maior bem, que a Igreja de Cristo é formada por "vários" e não por "um", que a regra cristã valoriza o "nós" e nega o "eu".
Cristão verdadeiro é aquele que olha para o outro com admiração e não inveja, que valoriza o que há de bom no seu próximo e lhe ajuda a superar o que é ruim, que valoriza e assimila as inovações trazidas pelos outros, que sabe elogiar, amar, respeitar mesmo na hora da fraqueza ou do erro, que exorta ao invés de criticar, que valoriza ao invés de denegrir. Quando a igreja de Cristo voltar a viver desta forma, veremos o Reino de Deus sendo expandido, os valores geninamente cristãos sendo resgatados, e a noiva de Jesus Cristo que é a Igreja sendo adornada com seus verdadeiros adornos reais. Até que este dia não chega, continuemos orando e suportando a "todos" no temor de Cristo Jesus.
Soli Deo Gloria.
Pr. José Ricardo

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122