postheadericon Entretenimento com hora e lugar!

Sou pastor evangélico, quem lê e acompanha este blog sabe disto. Sou jovem ainda, mas admiro o tempo onde se valorizavam os grandes pregadores da palavra, pastores que eram reconhecido por sua admirável clareza na exposição da Palavra de Deus. Gosto de Igreja, dos seus hinos, seus louvores, o movimento gostoso da chegada antes do culto, cumprimentos, risadas, reencontros, gosto do bate-papo após as reuniões, o cafezinho, os comentários, mas do que gosto mesmo é da pregação, da exposição da mensagem de Deus através de homens preparados, inspirados, ungidos e dedicados na ardua tarefa de expor a mensagem divina. Me lembro das inúmeras vezes onde acompanhei uma platéia repleta e atenta na mensagem que vinha do pulpito, ouvidos abertos, olhos atentos, a sensação de saciedade pelo farto e nutritivo alimento que vem de Deus através da pregação - bons tempos!
Porém, como se diz: "O tempo passa", e com o passar do tempo, as coisas mudam, e as mudanças nem sempre geram bons resultados. Na eclesia as mudanças não tem produzido coisas muito boas, o lugar outrora ocupado pelos eloquentes, destemidos e abençoados pregadores da palavra, agora é ocupado na maioria dos lugares por "animadores de platéias", pessoas mais preocupadas em entreter o público do que de nutrir, preparar, habilitar os ouvintes na platéia. Vejo hoje os novos "Silvios Santos" que ocupam o púlpito, e olha que até rola um "aviãozinho", porém com a rota inversa (do auditório para o [sic] bolso do apresentador). Hoje se valoriza o show, se valoriza os amuletos, os fetiches, criam-se atalhos para alcançar o favor de Deus, esquecendo-se que "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de Deus" (Romanos 10. 17). E ai vem a pergunta lógica: "Como ouvirão se não há quem pregue?" (Romanos 10. 14).
Púlpito é lugar sério, pregação é primordial, e entretenimento é bom e saudável, porém tudo no seu lugar e na sua ordem. Não podemos usar o pulpito para entreter, o púlpito é o lugar de onde se devem proferir as palavras de vida eterna, de exortação, de salvação, palavras que revelem a Cristo em primeiro e único lugar, pulpito é o lugar destinado àqueles que foram vocacionados para este serviço, que foram preparados, lapidados, humilhados por Cristo, para assim poder falar dEle deste santo é sério lugar. Para o entretenimento há os momentos e lugares certos, porém não do púlpito, não na hora reservada para a edificação e pregação da palavra de Deus.
Soli Deo Gloria.
Rev. José Ricardo Capelari.

1 comentários:

Pr. Antonio C. G. Donadeli disse...

Meu irmão, parabéns e obrigado por esse artigo... Muito bom!!! DEUS o continue abençoando e inspirando...

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122