postheadericon AQUI É PRECISO MUDAR! ÁREAS EM QUE O SENHOR TEM DE DOMINAR EM MINHA VIDA.


TEXTO: Salmo 16. 2
“Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.”

INTRODUÇÃO:

A trajetória da vida nos reserva resumidamente duas situações, a de sabermos muito bem o que queremos da vida, e sabermos muitos bem para onde estamos indo, e a segunda, de ficarmos perdidos em nossa existência, sem saber o que será de nossa vida e do nosso futuro.
Tanto para um quanto para outro, é importante saber que essa situação da vida é transitória, ou seja, pode mudar a qualquer momento, tanto para um lado quanto para o outro.
Por isso é importante prestar atenção no que venho lhe dizer hoje: Em qualquer situação em que esteja a sua vida, Jesus tem de ser o SENHOR da sua existência.
O salmista no presenteia com este texto maravilhoso e nos diz: “Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.”
Essa afirmação nos ensina que não importa o que esteja acontecendo, Jesus deve ser o SENHOR de nossas vidas, tanto nas horas boas quanto nas horas difíceis.
E é sobre isso que iremos tratar aqui hoje: não podemos continuar como senhores de nossas vidas e destinos. Jesus tem de ser o SENHOR das nossas vidas.
E para facilitar o entendimento, e abrir um caminho para mudarmos qualquer desajuste em nossas vidas, quero separar algumas áreas onde precisamos estabelecer mediante a graça de Deus, o senhorio de Cristo.
Veremos algumas situações onde Cristo pode e deve ser o SENHOR, o comandante, para que as coisas melhorem e a nossa vida vá bem. 
Jesus tem de ser:
1º) SENHOR DOS NOSSOS SONHOS.
Creio que a primeira área em que Jesus tem de ser SENHOR em nossas vidas é nos nossos sonhos. É aqui que tudo começa quando falamos de vida, de projetos, de realizações e de ações.
Essa é a primeira área onde precisamos mudar, onde precisamos rever nossos conceitos.
Nossos sonhos nos motivam para agirmos, nossos sonhos norteiam nossas ações, e por isso é aqui que Jesus tem de começar o Seu senhorio em nossas vidas.
Em geral somos pessoas sonhadoras, sonhamos com o futuro, e que ele seja melhor sempre. Sonhamos com riquezas, com sucesso, com felicidade, com tranquilidade, ou seja, sonhamos!
E diante destes sonhos, a tendência é agir, é executar algo para que esse sonho se concretize, a tendência é tomar atitudes que nos levem a realizar nossos sonhos.
Se sonhamos em viajar, temos a tendência de programar nossas vidas, direcionar nossos gastos, acerta nossos compromissos, para que essa viagem tão sonhada se concretize.
Se sonhamos com a casa própria, trabalhamos, economizamos, agimos, para que possamos adquirir essa casa.
Se sonhamos em melhorar de vida, de termos mais dinheiro, de termos tranquilidade financeira, trabalhamos mais, economizamos mais, uns jogam na sena, mas agimos para que essa melhora aconteça.
Porém, se esses sonhos não estiverem dentro da vontade do SENHOR, se esses projetos não estiverem na agenda de Cristo, nada disso irá se concretizar, e se porventura, vier a acontecer, não nos trará junto à felicidade e a paz desejada.
E sabe por que isso acontece? Porque se o SENHOR não for o dono, o centro, o comandante de nossos sonhos, nada irá acontecer, nada fará sentido.
Se você deseja que seus sonhos sejam doce realidade e não tristes pesadelos, coloque esses sonhos aos pés do SENHOR, deixe dominar cada um de seus projetos, de seus desejos. Ele tem de ser o SENHOR de seus sonhos, para que sua vida não se torne em um triste pesadelo.
Sonhos onde Jesus é mero espectador, coadjuvante, não tendem a acabar bem. Jesus deve ser o SENHOR dos teus sonhos!
Jesus tem de ser:
2º) SENHOR DAS TUAS INTENÇÕES.
Além dos sonhos, outra área que precisa ser dominada por Cristo em nossas vidas, são as intenções.
Segundo o dicionário, intenção está ligada ao propósito, ao desejo, a força que faz com que alguém tome uma atitude, ou seja, é a força ou a motivação de se fazer algo.
O que diferencia a intenção do sonho, é que o sonho está relacionado ao lúdico, ao imaginário, a projeções que muitas vezes não encontrarão a realização material de forma literal. Já a intenção, está intimamente ligada à ação, a concretização, é o último passo antes da realização.
E é neste ponto que reside um grande perigo, pois o espaço da intenção para a ação é muito estreito, curto, perto, e isso faz intenções maléficas, gerem ações maléficas.
Por isso Jesus deve ser SENHOR de nossas intenções, das motivações que nos levarão a agir, a executar uma ação, santificando assim a razão que nos leva a agir em relação a algo ou alguém.
Com intenções santificadas, dominadas por Jesus Cristo, nossas ações também serão santificadas, impulsionadas pela graça e santidade de Jesus.
Infelizmente hoje, as pessoas tem se deixado levar por más intenções, tem agido insensatamente, movidos por sórdida ganância, por malícia, lascívia, maldade mesmo, e isso tem gerado ações malditas, maléficas, satânicas.
Se você esta com vontade de fazer algo, primeiro passe essa vontade pela peneira do SENHOR, veja se o que você quer fazer está dentro dos propósitos de Jesus, se é santo, correto, justo, se irá promover o bem das outras pessoas. Se for assim, a sua intenção está sobre o senhorio de Cristo, e suas ações realizarão a vontade do Pai.
A igreja tem carecido de intenções santas, que geram ações santas, intenções dominadas pelo senhorio de Jesus, intenções que visam em primeiro lugar à glória de Cristo, e não a glória do homem.
Se suas intenções forem dominadas por Jesus, suas ações irão promover o bem, tanto para você, quanto para os outros, e todos ficarão bem, e Cristo será glorificado, e assim, coisas boas irão se realizar em sua vida.
Jesus tem de ser:
3º) SENHOR DAS TUAS REAÇÕES.
Além dos sonhos e das intenções, creio que Jesus tem de ser SENHOR de nossas reações também. Li uma vez uma frase que me chamou muito a atenção: “uma pessoas não se conhece por suas ações, mas por suas reações”.
Entendi de pronto o que isso queria dizer. O significado é que as ações podem ser premeditadas, arquitetadas, planejadas, porém, as reações não são assim, pois elas são posteriores as ações, e na maioria dos casos, não permitem ser arquitetadas.
Como exemplo, posso citar a seguinte situação: posso me controlar diante de insultos, agressões, xingamentos e provocações, porém, se torna difícil o controle quando após tudo isso, levo um tapa na cara, um chute por trás, ou coisa parecida.
Neste momento afloram as reações, que são atitudes oriundas de situações geralmente fora do nosso controle, atitudes que vem após as ações, após o que está sob controle.
É aqui que devemos pedir ajuda, na realidade, é aqui que Jesus tem de ser o SENHOR, é aqui que Jesus deve dominar em nossas vidas. Onde não temos o controle, Jesus deve controlar, na verdade, ele deve controlar até onde temos domínio, ainda sim, Jesus tem de ser o SENHOR.
O controle de nossa ações e reações devem estar sob o domínio de Jesus, se queremos ir bem em tudo o que fizermos, Jesus tem de ser o SENHOR, para que não tomemos atitudes precipitadas, erradas, destrutivas, que prejudicarão e marcarão negativamente e para sempre nossa vida e nosso futuro.
Para que não haja descontrole, Jesus deve dominar nossas reações, para que possamos reter nossos instintos, segurar nosso ímpeto, Jesus deve ser o SENHOR de nossas reações.
O salmista é claro e feliz quando diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl. 37.5). Deixar ações e reações no SENHOR é a atitude mais sábia que podemos tomar.
CONCLUSÃO:
Creio que ficou claro que Jesus deve ser o SENHOR de nossas vidas, que deve dominar as áreas mais importantes da nossa existência, e que deve estar presente tanto no concreto quanto naquilo que ainda nem aconteceu, sendo assim, se há necessidade de mudança, de recomeço, de entrega ao SENHOR, o momento é agora, a hora é esta, de deixar tudo nas mãos do SENHOR, confiar nEle, na certeza de que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. 

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122