postheadericon Para vencer na vida! Atitudes para uma vida vencedora!


TEXTO: Efésios 4.25 – 5.5
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
INTRODUÇÃO:
Vencer na vida é o desejo de qualquer pessoa normal. Por “vencer na vida”, podemos dar várias definições: ganhar dinheiro; ter um bom emprego; casar-se ou relacionar-se com alguém; alcançar sucesso; ter uma vida espiritual plena. De todas essas, e de tantas outras definições que podemos encontrar, a que cabe para nós é “alcançar uma vida espiritual plena”, ou seja, uma vida espiritual que satisfaça plenamente a vontade de Jesus para nós. Talvez aqui, encontremos uma das nossas maiores dificuldades, pois diante de tantas barreiras e lutas que enfrentamos no mundo em que vivemos, parece muito difícil, e alguns podem até dizer impossível, conseguir realizar aquilo que Cristo quer de nós. Porém, esta tarefa não é tão difícil quanto pensamos, na realidade, Cristo não quer que parados em tarefas impossíveis de concretizar. Para vencer na vida, é necessário dar passos certeiros para o centro da vontade de Cristo, e neste texto do Apóstolo Paulo aos Efésios, veremos algumas atitudes necessárias para alcançarmos este feito, que nos garantirá uma vida vitoriosa e feliz. 
Para vencer na vida eu preciso:
1º) ABANDONAR A MENTIRA.
“Por isso, deixando a mentira”.
Abandonar a mentira num mundo dominado por ela e também pela falsidade parece algo praticamente impossível. Na realidade, a mentira no mundo desde sua criação, é um artifício do homem para se “dar bem”, para se livrar de problemas, para se safar de seus erros , para se livrar daquilo que não deseja ou alcançar aquilo que se deseja. Infelizmente, a mentira é presente desde a Queda na vida da humanidade, um artifício comumente usado pelos piores e melhores seres deste mundo. A mentira esteve presente na vida dos vilões e na vida dos heróis da fé. Um caso clássico de mentira ocorreu na vida de Abraão em Gn. 12. 11-12; 18 e 19. Procurando se “dar bem” e poupar sua vida, Abraão mandou sua esposa na época chamada Sarai, dizer que era sua irmã ao invés de esposa, por medo de que Faraó o matasse para se casar com sua linda mulher. Muitos encaram essa mentira como algo válido, como algo necessário em meio a uma situação travada, sem solução. Na realidade a mentira é usada como uma comum ferramenta em situações deste tipo. Há ainda o fato de tentar se mensurar a mentira, classificado-a em “mentirinha” ou “mentirona”. Na realidade a mentira não tem tamanho e todas tem as “pernas curtas”. A mentira tem consequências, quase sempre desastrosas, mas espiritualmente falando, qualquer mentira é desastrosa e com raízes diabólicas. A grande verdade é que a mentira vem do diabo, que é o pai dela (João 8.44), e por isso, nós que somos filhos da luz, filhos de Cristo, devemos ser contra essa prática, contra esse mal. Se temos a intenção de alcançarmos sucesso na vida, de vencermos em meio a tantos derrotados, precisamos nos livrar desse peso do mal chamado mentira, colocando um fim nessa prática horrenda e desastrosa. 
Para vencer na vida eu preciso:
2º) ABRAÇAR A VERDADE.
“fale cada um a verdade com o seu próximo”
Outro passo importante rumo a vencer na vida é abraçar definitivamente a verdade, como prática diária em nossas vidas. Talvez nesse momento você entenda que seja algo automático: se no primeiro passo eu largo a mentira, a verdade vem logo a reboque. Porém não é bem assim, ou seja, o simples fato de abandonar a mentira, não nos faz abraçar a verdade, apesar de levar a essa ideia. Abraçar a verdade é a atitude de ir além de abandonar a mentira, é um passo mais ousado, pois envolve uma quebra de barreiras, uma mudança de vida, um compromisso vivo e sincero com Cristo de se comprometer com seu Reino. A mentira é a prática do velho homem, a verdade é a prática do novo homem! A verdade deve ser um valor presente na vida do cristão, imutável, uma prática presente no dia-a-dia. Precisamos abraçar a verdade em todas as áreas de nossas vidas. Precisamos abraçar a verdade em nossos sentimentos; em nossos relacionamentos; em nossas conversas; em nossos negócios; em nosso emprego; em nosso cristianismo. A verdade vai muito além de uma frase falada, é uma prática de vida, um jeito cristão de se encarar todas as situações da vida. Como Cristo foi e é verdadeiro, nós, seus filhos, devemos ser também, seguindo o Seu bom e santo exemplo. A verdade deve ser algo pregado também, tanto em conteúdo, quanto em forma. A verdade de conteúdo é em relação ao que se deve pregar, ou seja, não podemos mentir na pregação, na proclamação, como muitos fazem hoje. Abraçar a verdade, traz a responsabilidade de alertar em relação ao inferno, ao julgamento de Cristo, a vitória e a derrota eterna. Muitos hoje só falam do evangelho que “faz bem”, ou seja, que não incomoda, que não confronta, que não tira do conforto. Abraçar a verdade é proclamar aos “quatro cantos do mundo”, que Cristo morreu, mas que Ele ressuscitou, que está vivo, pronto para derramar da sua graça maravilhosa, mas pronto também para exercer sua justiça santa. Assuma o novo ser que Cristo te oferece, viva em novidade de vida, seja feliz na verdade e alcance o verdadeiro sucesso na sua vida, que não anda nas muletas da mentira, mas que se apoia firme na verdade que é Jesus Cristo, o filho poderoso do Deus vivo. “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. (Cl. 3.9).
Para vencer na vida eu preciso:
3º) PREOCUPAR-ME COM MEU DEUS E MEU PRÓXIMO.
“fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”
Estes dois primeiros passos apresentados estão intimamente ligados com este que veremos agora, pois abandonar a mentira e abraçar a verdade gera um impacto que vai muito além dos muros da minha vida, mas que alcançam aos que estão ao meu redor, que impacta a vida do meu próximo. Essa ideia está ligada ao que Cristo nos ordena em Mt. 22. 34 – 40, ou seja, ao resumo e a prática de todos os mandamentos. Eu abandono a mentira e abraços a verdade porque amo ao SENHOR de todo o meu coração, de todo o meu entendimento, e isso me faz agir de forma diferente com o meu próximo, pois a verdade me leva a amá-lo e a praticar o bem para a sua vida. Se quero vencer na vida, ser bem sucedido (a), ser feliz e desfrutar do que Deus tem de melhor, tenho de acertar minhas motivações e colocar a honra e glória de Deus como alvo para minha vida, e o bem-estar do meu próximo como uma meta a ser alcançada. Porém, mais uma barreira se encontra diante de nós, pois a sociedade que nos cerca é extremamente individualista, hedonista e epicurista[i] ou seja, o meio nos força a não desejar ou a não buscar estes princípios que queremos defender. Neste ponto se instala uma batalha, aquela descrita pelo Apóstolo Paulo em Gálatas 5. 17 – a batalha da carne contra o Espírito, uma batalha que é travada nas regiões celestes, e que só pode ser vencida espiritualmente. Por isso, cada um de nós deve estar vigilante, atuante, desejosos de cumprir com o mandato de Cristo, de obedecer aos mandamentos do SENHOR, de amar ao próximo, de praticar o bem, de se preocupar não somente conosco, mas com todos os que estão perto e também, com os distantes. Sua vitória passa por esse passo de preocupar-se com a glória de Cristo, de promover a qualquer custo essa glória ao mundo, passa também pela promoção do seu próximo, pois não existe cristianismo vitorioso, vida vencedora para o cristão sem cumprir esses papéis, sem dar esses passos. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mt. 22. 37 – 40).
CONCLUSÃO:
Cabe a nós entendermos essas ações, darmos estes passos, aplicarmos esses valores em nossas vidas (despir-se da mentira; abraçar a verdade e preocupar-se com meu Deus e meu próximo). Quem acertar sua trajetória com esses passos, estará trilhando um caminho certo para vencer na vida, ser feliz e realizar seus sonhos no SENHOR Jesus.

Soli Deo Gloria!
Rev. José Ricardo Capelari.


[i]  Atitude de quem se volta apenas para o prazer sensual;  Devassidão de costumes; LIBERTINAGEM; ética que preconiza como bem supremo o prazer tanto físico quanto espiritual, em equilíbrio alcançado pela virtude

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122