postheadericon Trilhando o caminho para uma nova vida!

Perspectivas e lições para um ano novo diferente!

O Texto de Romanos 6. 1 - 4 nos diz o seguinte: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Quero me deter nesta última parte onde o Apóstolo Paulo (o verdadeiro; que não é forjado por desejo humano e empossado em cerimônias banais), nos dá a seguinte informação: "como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Essa novidade de vida nos arremete ao deixar para trás o velho homem, a velha mulher, carnais, destituídos da glória e da graça de Deus, e assumirmos uma nova vida, que corresponde a vontade de Deus para cada um de nós.
Este momento de passagem de ano é propício para pensarmos nisto, numa nova vida, mais plena do que a que já vivemos até então, mais feliz do que a que deixamos em 2010, uma vida para começar a marcar a história, para nos levar a tão desejada, tão sonhada felicidade. Para isso, separei três atitude, três passos, três condutas que entendo serem necessárias, para chegarmos ao patamar da plenitude, e assim, vivermos o que o Senhor tem para nós. Vamos refletir nisto, e creio que Deus falará a sua vida:


1º Lugar – COMBATER O QUE NOS FAZ CAIR!
Se queremos ter um ano de vitórias, um ano diferente, um ano de conquistas, precisamos combater o que nos faz cair, o que neste ano que se encerra nos fez prostrar, e se tem algo que nos gera derrota, esse algo é o PECADO. Precisamos combater o pecado, romper com suas amarras, lutar contra o seu domínio, viver em liberdade. No texto de Romanos ao qual lemos, o Apóstolo Paulo dá a seguinte orientação: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? (Rm. 6. 1 e 2). O diabo é nosso grande inimigo, e o pecado é a sua arma para nos derrotar, por isso, não devemos e nem podemos permanecer pecando, ou em pecado, pelo contrário, precisamos eliminar esse mal pela raiz, e para isso, devemos viver como filhos da luz. O pecado traz derrota. O pecado gera morte. O pecado aniquila a vida do crente. O Rei Davi experimentou a corrosão do pecado em sua vida e nos descreve da seguinte forma: Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. (Sl. 32. 3 e 4). Deus pesa a mão sobre o pecador que permanece em pecado. Deus ama o pecador, tanto é que enviou Jesus para nos salvar, nós que eramos pecadores. Porém, Deus abomina uma vida de pecado, abomina a permanência em pecado, e por isso pesa a sua poderosa mão sobre quem vive assim. Precisamos por um fim na prática do pecado neste novo ano, devemos lutar contra esse mal, e a melhor forma para isso é trazendo tudo as claras, confessando, depondo contra si mesmo, para aniquilar toda a acusação de satanás, como fez o próprio Rei Davi, como segue: Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” (Sl. 32. 5). Se temos pecados, vamos confessá-los, com a certeza de que Deus perdoa os nossos pecados, sem agir com rancor ou ódio. João nos dá a seguinte orientação: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jo. 1. 9). Nossa primeira lição hoje para trilharmos o caminho para uma vida nova é: COMBATER O QUE NOS FAZ CAIR! Vamos vencer o pecado!


2º Lugar – ASSUMIR NOVAS ATITUDES!
Nessa construção de um caminho para uma nova vida, é necessário que tenhamos novas práticas, novas atitudes diante das situações da vida. O Apóstolo Paulo nos orienta neste texto de Romanos da seguinte forma: assim também andemos nós em novidade de vida.” (Rm. 6. 4b). Novidade de vida aqui não fala de novas roupas, viagens, cirurgias plásticas, simpatias, mandingas, receitas dos astros que mais dão dor de cabeça do que solução para os problemas. Novidade de vida aqui diz de novas atitudes, uma nova postura diante das situações da vida. Fala da confiança que devemos depositar nas mãos de Deus frente as lutas e alegria do nosso cotidiano. Vou exemplificar, vou mostrar de forma prática o que isso significa: Diante de uma briga no seu casamento, ao invés de os dois ficarem de “cara virada”, bravos, magoados, assumem-se novas atitudes por parte dos dois, ou da família toda, e resolve-se o que está pendente, conversa-se sobre o problema, põe-se uma pedra sobre o passado, e vive-se então uma vida sem mágoas, sem rancores. Outro exemplo é em relação as lutas do dia-a-dia. Com atitudes antigas, ficaríamos choramingando, murmurando, lamentando, com medo de sermos derrotados, de “perdermos as bênçãos”, porém, com novas atitudes, com novidade de vida, levantamos a cabeça, oramos com fé no SENHOR, firmamos nossos passos, e vamos adiante no poder e autoridade de Jesus. Uma vida vitoriosa passa pela prática de nossas atitudes, por novas soluções, sempre na dependência do SENHOR Jesus. Para trilhar um caminho de bênçãos e alegrias neste ano que começa, ponha em prática novas atitudes, sempre com um sorriso no rosto, com otimismo e com fé, fé no sobrenatural, fé nos milagres e bênçãos, fé firme e inabalável em Jesus. 


3º Lugar – É PARA FRENTE QUE SE TOCA A VIDA!
Nesta busca de mudar a vida, de trilhar novos e abençoados caminhos para esse ano que se inicia, é necessário firmar os olhos para frente. Tem gente que gosta de rememorar o passado, e não há problema nenhum nisto, de se lembrar com carinho das coisas boas que passaram, é bom trazer a memória aquilo que pode nos dar esperança. Porém, há problema sim em se viver somente com o gosto do passado na boca, principalmente se o gosto for o das coisas ruins. Tem gente que vive lamentando o passado, remoendo acontecimentos que já se foram, com amargura por experiências ruins vividas. Se desejamos viver uma nova vida, um ano novo de vitórias e conquistas, se desejamos ser felizes a partir de agora, é necessário por uma pedra em cima do que nos aconteceu de ruim, dos fatos trágicos do passado, das situações constrangedoras deste ano que se encerra, e então olharmos para frente, focarmos no que está por vir, ajustar as velas conforme o sopro do vento, e desfrutarmos das bênçãos de Deus em nossas vidas. A vida cristã valoriza o passado, aprende com a experiências vividas, mas olha para frente, como nos ensina o Apóstolo Paulo, escrevendo aos Filipenses: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl. 3. 13 e 14). Não vamos desvalorizar os fatos bons do nosso passado, também não vamos deixar de aprender com as lutas que enfrentamos, mas também, não vamos ficar presos ao passado, vamos olhar para frente, vamos encarar o futuro, não vamos ter medo do que irá nos acontecer, é para frente que se vive, pois maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 Jo. 4. 4). Para trilhar um caminho diferente para esse ano que se inicia, aceite este conselho: Olhe para frente, trace o seu futuro naquilo que for possível, e espere a ação misericordiosa e graciosa de Deus sobre a sua vida! 


Com essas atitudes, com esses passos, creio que alcançaremos o melhor de Deus em nossas vidas, certos de que o Pai nos ama, e tem separado maravilhas para mim e pra você em 2011.
Deus te abênçõe em Jesus Cristo.
Feliz 2011.


Soli Deo Gloria
Pr. José Ricardo Capelari

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122