postheadericon O que uma família precisa para ser feliz?


TEXTO: Jó 1. 1 – 5.
1. Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. 2. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente. 4. Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. 5. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
Apesar da tragédia que marca a história desta família (Jó 1. 18 e 19), vemos que enquanto puderam, eles viveram felizes. Na realidade, não podemos deixar que os fatos que ocorreram, ofusquem nossa visão quanto à benção que era essa família. Os poucos relatos que temos da família de Jó, nos mostram o quanto essa família era unida, feliz e também, diferente de outras famílias da história bíblica. Eles se cuidavam, se abençoavam, se completavam como família.Os irmãos homens, cuidavam das irmãs mulheres, as incluíam em seu meio social, fazendo com que ninguém ficasse de fora das bênçãos e das alegrias daquele núcleo família. Porém, não foi somente isso que fazia daquela família uma família feliz, pelo contrário, alguns detalhes, alguns ensinamentos surgem para explicar o sucesso desta família, e é sobre isso que falaremos neste momento, tirando um exemplo para nossa família.
O que uma família precisa para ser feliz?
Para ser feliz, uma família precisa de:
1º) BOM AMBIENTE FAMILIAR.
Um bom ambiente é imprescindível para que uma família seja feliz. Não tem como manter a harmonia, a paz, a tranquilidade e o prazer de estar dentro do lar, se neste lugar não tiver um bom ambiente. Ao olharmos o relato do cotidiano dos filhos de Jó, podemos perceber que este bom ambiente havia no seio desta família. Observe o relato: “Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles”. (v. 4) Ao fazer esse comentário, o escritor do livro de Jó, se preocupa em relatar o quanto o ambiente familiar era saudável entre eles, isso para justificar que não haviam motivos para os mesmo serem vítimas do acidente que os vitimou, e também para dizer o quanto essa família era feliz. Se temos o desejo de aperfeiçoarmos nossa família, de termos uma família, um lar feliz, precisamos produzir um ambiente feliz, ou seja, devemos proporcionar paz, tranquilidade, segurança para os nossos familiares. Cabe a cada um de nós, contribuir para que o ambiente em nossas casas seja o melhor possível, para isso, precisamos ser cordiais, amáveis, educados, sinceros, apaziguadores, assumindo a responsabilidade de que nossa casa seja feliz.
Para ser feliz, uma família precisa de:
2º) DEVOÇÃO E TEMOR A DEUS.
Outro princípio que leva felicidade a uma família é o princípio da devoção e temor a Deus. Uma família aos pés do SENHOR é uma família feliz. Este princípio é observado na família de Jó, vejamos o relato: “Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles”. (v.5) Jó sabia que na busca de um bom ambiente, seus filhos as vezes poderiam cometer excessos, poderiam extrapolar nas comemorações, poderiam agir de forma incoerente com sua religião, sua crença. Sendo assim, Jó observava o ritual de purificação para a sua família, proporcionando para eles não somente um bom ambiente, mas também um ambiente santificado, demonstrando sua devoção e o seu temor ao SENHOR. Essa busca de santidade deve ser percebida em nossas casas também, esse anseio pela presença de Deus deve existir em nossos lares, a presença do SENHOR deve ser percebida em nossos lares. Precisamos também ter o temor do SENHOR em nossas vidas, para que detalhes menores, ou pecados de menores proporções sejam percebidos, e assim, sejam confessados e perdoados por Deus. Jó demonstra essa preocupação, esse temor, como podemos observar nessa sequencia, ”pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”. Talvez seus filhos nem tivesse se excedido, nem tivesse pecado, mesmo assim, Jó como patriarca, como responsável por sua família, se adiantava em confessar e sacrificar diante de Deus, expressando sua devoção e seu temor. Nós também precisamos orar por nossas famílias, cuidar da harmonia espiritual de nosso lar, orando por nossos cônjuges, nossos filhos, netos, parentes e até amigo, observando a prática devocional da intercessão. Cabe a cada um de nós, expressarmos devoção e temor de Deus, sendo exemplos, suporte e apoio de nossa família, buscando na devoção e no temor do SENHOR o sucesso e a felicidade do nosso lar.
Para ser feliz uma família precisa de:
3º) VALORES ETERNOS DO REINO.
Outro princípio importante para fazer uma família feliz, é conservar e praticar os valores eternos do Reino, ou seja, é viver dentro de nossas casas como cidadãos dos céus, como eleitos em Cristo, como salvos no SENHOR. Na família de Jó vemos estampado também esse princípio, pois a atitude destas pessoas demonstravam seus princípio e seus valores, vejamos o que a palavra nos diz: “Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”. (vv 4 e 5). Essa vida comunitária, essa inclusão daqueles que eram naturalmente excluídos, aqui nesse caso, as suas três irmãs, essa vida devocional e feliz, tudo isso é um reflexo do que nos aguarda no céu. Nossa vida deve ser assim, um prenuncio do que está por vir, nosso louvor, nossa adoração, deve ser um sinal do que irá acontecer na eternidade, e isso deve ser uma verdade também na vida do nosso lar, na nossa casa. Nossa convivência com nossos amados, com as pessoas que dividem o mesmo teto conosco, deve ser assim, um prenuncio da eternidade, uma anuncio do Reino de Deus. Essa conduta, essa convivência nos leva a testemunhar do amor de Cristo, da sua graça, do seu poder, fazendo com que outras famílias encontrem o caminho de graça do SENHOR. Nossa casa deve ser exemplo de valores para outras famílias neste mundo. A partir de nossa casa, outras pessoas podem ser salvas, podem encontra o caminho, podem aprender a serem felizes. Nossa família deve promover a paz, os bons costumes, a resistência a toda essa brutalidade e violência que existe por ai, deve ser manter casta, pura, longe desta mundanização, dessa secularização da família. Uma família feliz é uma família que vive valores do Reino de Deus em suas vidas.  
CONCLUSÃO:
Apesar de toda a tragédia ocorrida com a família de Jó, podemos tirar dela essas lições maravilhosas, e a partir daí, vivermos como uma família santa e feliz. Busque viver cada dia mais desta maneira e você verá sua família prosperar, alcançando um presente e um futuro feliz.

Em Cristo.
Soli Deo gloria.
Rev. José Ricardo Capelari.

2 comentários:

João Marcelo disse...

muito bom e útil! vejo que você foi realmente inspirado pelo espírito santo! Deus abençoe você e sua família! ;D

Network e Companhia disse...

Que palavra inspirada meu Deus!

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122