postheadericon Você foi feito para viver em família!

TEXTO: Marcos 10. 2 – 12.

2. E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher? 3. Ele lhes respondeu: Que vos ordenou Moisés? 4. Tornaram eles: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar. 5. Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; 6. porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], 8. e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. 9. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. 10. Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto. 11. E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. 12. E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.
Nos dias atuais, os valores da família como preceitua a Bíblia e também como reza a Constituição Federal, Capítulo 7, artigo 226, estão sendo deturpados, esquecidos e atropelados.
Também hoje, apregoa-se aos quatro cantos que o homem não precisa de ninguém, que deve se entregar aos princípios narcisistas que dizem que o indivíduo por si só se basta.
A verdade é que precisamos resgatar a família, precisamos nos levantar, defender a família, precisamos entender que no projeto divino, você foi feito para viver em família.
Para aprofundar um pouco mais esse entendimento, falaremos disto neste momento:
TRANSIÇÃO:
Você foi feito para viver em família, pois:
ARGUMENTAÇÃO:
1º) FAMÍLIA É PROJETO DE DEUS.
“Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.”
(vv 7-9)
Vemos nesta palavra a transcrição do que foi dito na lei dos antigos, nas primeiras ordenanças de Deus para seus servos, quando o SENHOR mandou que seus filhos desbravassem a terra, Sua criação.
Ou seja, desde os primórdios, Deus revela aos seus que o Seu projeto se revela através da família, ou seja, tendo a família como instrumento, como canal de benção para as nações, para os povos.
E neste texto que lemos, vemos que Jesus ordena de forma clara, para que seus filhos constituíssem famílias, clãs, que unidos seriam fortes, e suportariam todas as adversidades e lutas que poderiam surgir.
A família faz parte do projeto de Deus para a sua criação. Ela é um instrumento valioso na obra de Deus sobre a face da Terra.
O problema, é que maquinados e orquestrados por satanás, os seres humanos estão deixando esse projeto de lado, estão desvalorizando algo que para Deus é importante demais.
Como filhos de Deus, devemos retomar esta visão de que a FAMÍLIA É PROJETO DE DEUS, e desta forma, levarmos adiante este estandarte, desbravando as fronteiras, resgatando vidas para o SENHOR através da família.
Esse projeto de Deus é para a sua vida também, mas é para ser vivido de forma intensa, plena, feliz, honesta. Para compartilhar com as pessoas que Deus lhe concedeu como companheiros, como família.
Você foi feito para viver em família, pois para a sua vida, FAMÍLIA É PROJETO DE DEUS.
Você foi feito para viver em família, pois:
2º) É EM FAMÍLIA QUE SOMOS COMPLETOS.
“serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.” (v 8)
Outra verdade que justifica sua existência em família, é que só em família você é completo, ou seja, só em família você alcança sua plenitude, alcança todo seu potencial, se torna um poderoso instrumento nas mãos de Deus.
Jesus ressalta o plano de Deus, para que o homem não seja só, pelo contrário, seja unido a uma auxiliadora idônea, como relata o escritor em Gênesis: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. (Gn. 2. 18).
O ser humano só é completo quando está unido a sua família. O homem só é completo quando está unido a sua esposa, a mulher só é completa quando está unido ao seu esposo.
Jesus ressalta que ao encontrar seu cônjuge, o indivíduo passa a ser uma só carne com essa pessoa, completando-se, fortalecendo-se, alcançado seu potencial máximo.
Há muitas pessoas que contrariam essa ideia, muitos baseados inclusive numa interpretação errônea do Apóstolo Paulo, em I Coríntios 7, sem buscar conhecer e respeitar o contexto no qual o texto foi escrito, com muitas perseguições, necessidade de agilidade para a divulgação do evangelho, e a necessidade de disposição de tempo e recursos para atuar na causa.
A verdade é, que quando o homem e a mulher vivem em família, eles refletem a vontade de Deus para o mundo, simbolizando a união de Cristo com a sua Igreja, do noivo com a noiva, das núpcias celestiais.
Mesmo que não seja em matrimonio, ainda sim, é necessário que o individuo conviva com os seus, com seus parentes, com os seus consanguíneos, com as pessoas ligadas afetivamente e historicamente a ela.
É como diz Eclesiastes 4. 9 – 12: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”.
Se você quer sentir-se completo, busque o convívio em família, só assim você vencerá a solidão e viverá plenamente.
Você foi feito para viver em família, pois:
3º) É EM FAMÍLIA QUE SOMOS FELIZES.
Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento....E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério. (VV 5; 11 e 12)
A última justificativa para entendermos que fomos feitos para viver em família, é que somente somos verdadeiramente felizes, quando cultivamos a família, o ambiente familiar, e a estrutura familiar.
Jesus ressalta que dissolver a família é uma atitude de rebeldia, de dureza de coração, que consiste em pecado, e daí surge uma pergunta: quem consegue ser feliz assim? Quem consegue se sentir bem em rebeldia com Deus?
Como sabemos, família é projeto divino, é do coração de Deus, e dissolve-la, maltrata-la, descuidar-se dela, é algo que foge da vontade do SENHOR.
Devemos lutar pela união e a força da família, devemos nos envolver para que não somente a nossa casa, mas as outras diversas casas ao nosso redor estejam bem.
Não adianta somente a nossa casa estar bem, pois como já sabemos, não somos felizes sozinhos. Nossa casa deve estar bem, mas a casa de nossos amigos, vizinhos e parentes devem estar bem também, e nosso esforço é imprescindível para isso.
Faz parte da nossa missão neste mundo, do cumprimento da vontade de Deus, que nós batalhemos pela vitória da família. O diabo tentará a todo custo derrubar a família, porém cabe a nós lutarmos, e pelo poder de Cristo vencer todo mal contra as famílias.
A vitória é nossa, Cristo já nos garantiu, tomemos posse desta vitória e caminhemos felizes em família, Deus é por nós!
CONCLUSÃO:
Fica claro para nós, que o SENHOR ama a família, amemos nós também esse projeto de Deus, lutemos por ela e sejamos felizes dentro dela.

Em Cristo.
Soli Deo gloria.
Rev. José Ricardo Capelari.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122