postheadericon A recompensa do bom exemplo!


TEXTO:
3. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. 4. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. 5. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
(Gálatas 1. 3 - 5).
Pensar em família é pensar em relacionamento, pensar em convivência, pensar e atitude de vida. A família é o lugar onde tudo começa para o ser humano, onde a vida é formada, onde a pessoa tem início na jornada do que será na vida. Por isso, pensar em família é pensar em exemplo, em conduta, em padrão a seguir. É neste ambiente que o indivíduo terá a base para se tornar um cidadão bom ou mau, bem sucedido ou fracassado. É certo, que algumas vezes, mesmo que este ambiente seja bom e propício para produzir algo bom, ainda sim, nem tudo dá certo, nem todos tem o desfecho de vitória que se é esperado. Mas é certo também, que um bom exemplo, uma boa conduta, é a base certa para se construir uma vida feliz, para se produzir vidas saudáveis, pessoas cidadãs, e cristãos abençoadores. Uma família estruturada, dá ao indivíduo, um alto percentual para se alcançar uma vida bem sucedida e feliz, e é isso que vemos no nosso texto proposto. O Apóstolo Paulo ao escrever a seu discípulo e amigo Timóteo, recorda com alegria e orgulho no seu coração, da boa personalidade, da sincera espiritualidade e do bom caráter deste jovem, ressaltando que isso foi uma herança recebida de sua família, mais precisamente de sua avó Lóide e sua mãe Eunice. Essas mães conseguiram imprimir na vida deste homem, marcas valiosas que o fizeram um homem de Deus, digno de ser lembrado na história da Igreja de Cristo. Foi através do exemplo de vida que estas mães conseguiram produzir isto, e o que a vida destas mães nos ensina?
A vida destas mães nos ensina:
1º) QUE O BOM EXEMPLO VEM DE CASA.
Algo de extremamente valioso que podemos aprender com essas duas mães, é que a força do bom exemplo deve sempre vir de casa. Infelizmente, muitos têm a mania de querer transferir suas responsabilidades de bons pais, boas mães, bons ensinadores, para outras pessoas ou outras instituições. Há pais que transferem sua responsabilidade de exemplos para os professores da escola, ou para a escola em si, esperando que a instituição ensine bons modos e boas condutas aos seus filhos. Há pessoas que usam o ditado: “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”. Isso é horrível e desastroso. Essas duas mães nos ensinam que é de casa que se vem o bom exemplo, foram elas, passando de geração em geração, que produziram o bom exemplo que encantou o Apóstolo Paulo. Nós também devemos agir assim, assumindo nosso papel como pais, como filhos, como cristãos, e a partir de cada um de nós, ser produzido o bom exemplo, a boa conduta, que impactam vidas e transformam histórias.
A vida destas mães nos ensina:
2º) QUE BOM CARÁTER NÃO TEM PREÇO.
Outra lição extremamente valiosa para nós, que vem da vida destas mães, é a que não importa o que acontecer, o bom caráter não tem preço. Essas mulheres enfrentaram todas as lutas de sua época, o desafio enorme que era ser mulher no mundo antigo, e transpassaram barreiras, mantendo o caráter e sendo o esteio para a vida de um grande homem de Deus. Numa sociedade historicamente machista como a do primeiro século, onde crianças e mulheres não eram contabilizados, notados, ouvidos, essas duas senhoras se destacam na história do cristianismo, por reproduzirem em Timóteo um caráter exemplar. Devemos manter o bom caráter, independente das situações, independente das provações ou tentações, bom caráter é inegociável, um presente de Deus no momento de nossa conversão, e é inegociável. Para o cristão, é melhor o prejuízo à desonra; é melhor o ultraje a vergonha pela perca do caráter. O Apóstolo Paulo relata as lágrimas vertidas por Timóteo e também sua fé, sem fingimento, sinais de simplicidade e honestidade, marcas de um bom caráter, sinais herdados do caráter de suas genitoras. Nosso caráter é a nossa marca, nossa apresentação diante de Deus e dos homens, por isso, mantê-lo reto e íntegro na presença do SENHOR é algo imprescindível para o bom cristão.
A vida destas mães nos ensina:
3º) QUE O BOM EXEMPLO É COMO O BOM PERFUME: CONTAGIA TODOS AO REDOR.
Nossa terceira lição nos motiva a contagiarmos quem nos rodeia através do bom exemplo, é como o perfume que temos em nós, é nosso, mas contagia a vida de quem está ao nosso lado, de quem passa ao nosso redor. Na realidade, não passamos perfume somente para nós, nunca fazemos isso, passamos, porque gostamos do cheiro e também, porque gostamos dos elogios que recebemos por estarmos cheirosos, por estarmos agradando. Assim também é com o bom exemplo, com a boa conduta, com a forma cristã de se viver. Vivemos nós, mas nosso viver digno de Cristo abençoa a outras pessoas, alcança a outras vidas, faz outros felizes. Estas duas mães, Lóide e Eunice, transformaram seus exemplos em bom perfume, contagiando a vida de Timóteo e também do Apóstolo Paulo, que consegue identificar de onde vem o bom caráter, a boa conduta de Timóteo. Eu e você precisamos transformar nossos exemplos em bons perfumes, precisamos contagiar o mundo com boas condutas, boas maneiras, sabedoria, delicadeza, sensibilidade, carinho, como bons despenseiros do perfume de Cristo. (II Co. 2. 14). Bons exemplos transformam o mundo, transformam vidas, mudam histórias, o exemplo é a vida de Timóteo, que seguindo os passos de sua avó e sua mãe, tornou-se um dos mais profícuos pastores da Igreja primitiva. Nós podemos ser assim também, podemos mudar nossas vidas e também outras histórias, basta somente, assumirmos o papel de despenseiros do bom perfume de Cristo, que se exala através de nossos bons exemplos. Às vezes não é fácil, as vezes custa caro, porém, com nosso esforço, com nossa fé, e acima de tudo, contando com a infalível e inesgotável graça de Deus, podemos encantar o mundo com essa fragrância maravilhosa. Vale a pena tentar!
A vida destas mães nos ensina:
4º) QUE OS BONS EXEMPLO GERAM VIDAS VITORIOSAS.
Nossa última lição hoje é uma motivação para darmos o bom exemplo, a motivação de gerar uma vida vitoriosa. Às vezes desistimos de agir bem, por acharmos que isso não nos levará a nada, por vermos prosperar pessoas más, enquanto nós, na nossa boa conduta, padecemos, lutamos, perdemos, e aparentemente, poucas vezes ganhamos. Na realidade, ter uma boa conduta, dar um bom exemplo quando todos ao redor agem de má fé, parece ser algo mais difícil do que na realidade é, pois como já disse, com a graça de Cristo, somos fortalecidos e capacitados para isso. E quando encaramos esse desafio, quando assumimos este papel, uma das maiores recompensas é o que podemos produzir na vida de outras pessoas, principalmente nos da nossa família, que é uma vida vitoriosa. Lóide e Eunice, produziram a vida de Timóteo, um homem que alicerçado no amor de Cristo, na graça salvadora e nos bons exemplos de suas matriarcas, conduziu o rebanho de Cristo de forma digna e abençoadora. A vida destas mulheres entra então na história do cristianismo por produzir não só uma vida vitoriosa, mas muitas vidas vitoriosas, vida das pessoas que foram impactadas, pastoreadas por Timóteo. Assim também deve ser com cada um de nós. Nossas vidas devem produzir outras vidas em vitória, em bênçãos. Nossos exemplos devem servir de motivação e prática para outras pessoas. Devemos assumir o papel de fazermos discípulo para Cristo, ensinando-os e motivando-os a praticar, todos os mandamentos do SENHOR, perseverando na fé, até que o tempo se complete, Cristo volte, e nós reinemos eternamente em vitória com Ele. Que maravilha será ouvir da boca do SENHOR, no último dia, na hora do acerto de contas: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo”. (Mt. 25. 34). E isso ouvirá, quem pagar o preço de dar o bom exemplo, de produzir vidas vitoriosas, de ser para Cristo um soldado valoroso e corajoso. Assuma o seu papel, gere vidas vitoriosas, dê você o bom exemplo ao mundo.
CONCLUSÃO:
Não é fácil ser um bom exemplo em um mundo de tão maus exemplos. Não é fácil ter boa atitude, numa sociedade perversa e destituída de bons valores, realmente não é fácil. Porém, para nós, que temos a graça de Cristo, isso se torna uma obrigação, porém, para nós, há o consolo e o conforto de que o SENHOR nos capacita para darmos o bom exemplo, para gerarmos vidas abençoadas, e para desfrutarmos dos louros de tudo isso na eternidade com Cristo. Vale a pena ser diferente, vale a pena ter boa conduta, vale a pensa pagar o preço!

Em Cristo.
Soli Deo gloria.
Rev. José Ricardo Capelari.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122