postheadericon Especialistas!

Meditando sobre a situação atual da Igreja Evangélica, cheguei a seguinte conclusão: "Precisamos de Especialistas", mas desde já quero deixar claro uma coisa: NÃO SOU CONTRA OS LEIGOS!

A questão é que há no atual cenário de nossas igrejas, a necessidade urgente da presença indispensável dos especialistas no assunto Igreja, pessoas que entendam, que estudam e estudaram sobre a eclesiologia, que se prepararam, que sabem o que dá certo e errado quando tratamos desta questão, não dá mais para deixarmos o comando de algo tão importante no nosso mundo nas mãos de pessoas despreparadas, mal intencionadas, que ao invés de somar, subtraem vorazmente os valores vitais da Igreja de Cristo. Mais uma vez afirmo: NÃO SOU CONTRA OS LEIGOS!

Houve um tempo na história, onde existia o papel do "faz tudo". O camarada era encanador, pedreiro, eletricista, jardineiro, mecânico, motorista, faxineiro, garçom, ou seja, de tudo o sujeito fazia um pouco. O tempo passou, e o mercado começou a exigir a especialização do indivíduo, o aperfeiçoamento de habilidades especificas, tudo para que o processo de criação e execução tomasse um caminho profissional, para que a tarefa ficasse bem feita. Dentro da Igreja este processo não aconteceu, ou quase não aconteceu, pois há igrejas que valorizam sobremaneira a presença de pessoas "qualificadas" para seus processos, porém, na maioria dos casos, a igreja recorreu ao "faz tudo", buscando manter e valorizar àqueles que arduamente serviram nos campos da evangelização e da divulgação da palavra de Deus, só que isso, gerou um "destempero" dentro da Eclésia, pois ao invés de a igreja continuar no caminho da simplicidade, da santidade, da submissão, motivada por sua liderança multifacetada, ela acabou perdendo o rumo, perdendo as regras, negando seus imutáveis valores. Faz-se necessário o surgimento de pensadores cristãos locais, dentro das igrejas, teólogos cheios de conhecimento e munidos da palavra, especialistas cristãos prontos as rever as trajetórias, e a recolocar a Igreja Evangélica de volta ao seu curso natural, que é GLORIFICAR AO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.

Quero novamente afirmar: NÃO SOU CONTRA OS LEIGOS! Aliás, sou muito a favor, porém, precisamos de pessoas que entendam para guiar, dos pastores piedosos, moldados em seminários honestos e comprometidos com a piedade cristã, de líderes que dedicaram tempo a aprender do Senhor Jesus, para que assim possam comandar com a verdadeira excelência. Precisamos de pessoas que entendam que liderar não é subjugar, mas sim orientar, corrigir, exortar com amor, que pastorear o rebanho é dar a vida por suas ovelhas, e não "tosquiá-las" para obter ganho, deixando-as "lisas" em meio ao inverno rigoroso da vida. O líder preparado não corre atrás do vento, não inventa modismos, não vive de falsas revelações, não desiste no meio do caminho por causa das lutas, pelo contrário, o líder bem preparado enfrenta as lutas, busca alternativas para conduzir seguramente o seu rebanho.

Precisamos de uma vez por todas desmistificar a história de que a "letra mata". Mata quem não tem o Espírito Santo, mata quem não é convertido. No resgate da espiritualidade clássica, vemos a história dos "pais da Igreja", e todos eram homens "capacitados", estudados e entendidos do assunto, e nenhum deles fez "besteira", pelo contrário, deram uma enorme contribuição para o regaste e a manutenção dos valores verdadeiramente cristãos.

NÃO SOU CONTRA OS LEIGOS, mas sou a favor de que a Igreja Evangélica Brasileira seja dirigida por especialista, apoiados por leigos, todos fervorosos, espirituais, amorosos, comprometidos com o Senhor da Igreja, que é Jesus Cristo.

Os Apóstolos passaram por um treinamento com o Mestre dos mestres, e isso foi crucial para o sucesso da Igreja, demos importância a isso, e coloquemos as coisas nos seus devidos lugares.

Vamos acabar com a história de que "não deu pra nada e foi ser pastor", isso não existe minha gente!

Em Cristo Jesus

Soli Deo Gloria.

Pr. José Ricardo Capelari

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122