postheadericon CORPORATIVISMO OU COOPERATIVISMO?(At. 2:42-47)


Qual é o modelo de cristianismo em que você acredita, no corporativismo ou cooperativismo?

Para que se possa responder a esta pergunta, vamos entender o que significam estes termos.

Corporativismo conforme o dicionário Ruth Rocha, quer dizer: Defesa dos interesses de uma corporação pelos seus membros; ou seja, defesa do próprio interesse.

Cooperativismo, conforme o mesmo dicionário, quer dizer: Que coopera, em que há cooperação; que age em função de outros.

Talvez você tenha escolhido o corporativismo como modelo ideal de cristianismo, por pensar que nas dificuldades atuais devemos nos preocupar com nossos próprios interesses, é o “cada um por si e Deus por todos”. Este pensamento permeia muitas mentes hoje, gerando um egoísmo e um cristianismo frio e sem ação.

Nesta crise de egocentrismo atual, não queremos pensar no próximo, nos preocuparmos com suas preocupações ou gastarmos nosso precioso tempo e nosso mísero dinheiro com seus problemas. Nosso cristianismo torna-se assim um cristianismo superficial, cultuamos sem prestar culto, sem adorar verdadeiramente a Deus, vivemos de “Domingos”, indo às reuniões semanais e passando uma hora e meia ou duas na igreja; aquecemos um pouco os bancos do templo e depois voltamos para casa frios e descrentes, da mesma forma de antes.

Cristo não deixou este modelo para os seus discípulos, antes, deixou um modelo cooperativista que nos mostra que o nosso bem estar é o bem estar do nosso próximo. O modelo de Jesus nos mostra que não vivemos somente para nós, mas nos mostra que cada um de nós é membro de um corpo. Cada membro tem sua função distinta neste corpo, e ninguém consegue viver fora do corpo ou sem a ação de outras partes do corpo. Os que são de Cristo não ficam ou não podem ficar sem agir por este corpo.

A igreja primitiva descrita em Atos 2:42-47 mostra bem isto. Esta comunidade sanava as necessidades dos que estavam em seu meio, distribuindo comida, roupas, remédios e outros gêneros de primeira necessidade, isto os tornava unidos, gerando uma comunidade forte e sadia. Devemos agir assim também, nos preocupando com os irmãos da nossa igreja e com os das outras igrejas que fazem parte do corpo de Cristo, sanando suas necessidades básicas, compartilhando daquilo que temos para que não haja em nosso meio discriminação ou separação.

A igreja primitiva de Atos não se esquecia ainda dos que estavam à sua margem, daqueles que ainda não compartilhavam da mesma graça que eles já gozavam, pois saiam e pregavam o evangelho. Desta forma deve ser também a nossa atitude, de pregadores da graça de Cristo para aqueles que ainda não foram alcançados e salvos por Jesus, nos preocupando também com as necessidades imediatas destes, pois não adianta salvar somente a alma e deixar padecer o corpo, precisamos pregar o evangelho e levar o alimento, a roupa e o amor aos necessitados, este é o corpo de Cristo em ação.

Cristianismo é sinônimo de cooperativismo, e o cooperativismo é sinônimo de amor, compaixão e atitude, práticas indispensáveis a todos nominalmente ou efetivamente cristãos.

Comece hoje a cooperar, contribua com a formação das cestas básicas da igreja, com a distribuição de roupas e cobertores usados, com o lanche da classe das crianças e com a sua oração que é tão necessária e bem vinda para o trabalho de sua comunidade .

Seja cooperador no corpo de Cristo!

Em Deus.

Rev. José Ricardo A. Capelari

2 comentários:

Paulo Sergio Visotcky disse...

GRAÇA E PAZ IRMÃO.
GOSTEI DO POST, DE FATO O MUNDO MODERNO SE TORNOU EXTREMAMENTE EGOCÊNTRICO E INDIVIDUALISTA. CREIO A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE É CHEIA DE FÉ, COMPAIXÃO, AMOR, E DISPONIBILIDADE / SERVIÇO. ACREDITO QUE NUM NÍVEL MAIS AVANÇADO A IGREJA DEVE TAMBÉM AJUDAR AS PESSOAS A "PESCAR SEUS PEIXES"... O QUE VC ACHA?
ABRAÇOS,
GOD BLESS!!!

Pr. Ricardo Capelari disse...

Querido Pastor, creio que a igreja tem mesmo esse papel ensinador, motivador e desafiador a cada Cristão, de ir e pegar seus peixes, de alcançar suas fontes de sustento espiritual e físico. Há uma preocupação contemporânea com evidências e poder, mas há um lastimoso esquecimento da palavra de Cristo, e como diria Calvino: "Quando nós perdemos a relação entre a Palavra e o Espírito, perdemos ambos".
A igreja precisa de um avivamento, mas que prime pela palavra e não pelo hedonismo...

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122